Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Três shoppings devem ser inaugurados na RMR em 2017, gerando 10,5 mil novos empregos

Entre junho e outubro os municípios de Camaragibe, Olinda e Igarassu deverão recebem os novos centros de compras

Por: Thatiana Pimentel





 
Em 2017, a Região Metropolitana do Recife (RMR) ganhará 672 novas lojas e 10,5 mil novos empregos, resultado de três novos shoppings que serão inaugurados em Camaragibe, Olinda e Igarassu entre junho e outubro. Para Paulo Carneiro, presidente da Associação de Shoppings de Pernambuco (Apesce), os novos centros irão equilibrar o peso dos shoppings concentrados na Zona Sul da RMR, os três maiores do estado: RioMar, Recife e Guararapes. Por outro lado, alguns projetos como os dos shoppings Garanhuns Garden e Metropolitano, que deveriam ser inaugurados até 2018, estarão paralisados e devem atrasar.

“Acredito que o mercado encontrará um equilíbrio saudável porque existe uma concentração na Zona Sul e uma falta de opções na Zona Oeste, por exemplo. Isso será resolvido”, afirma Paulo Carneiro. Segundo ele, cada empreendimento tem noções claras do potencial do mercado em que está investindo e da concorrência, uma vez que, antes da instalação, os malls realizam pesquisas extensas sobre o consumo na área escolhida.

“Se houver uma cristalização do cenário político e econômico brasileiro, o mercado vai se estabilizar e 2017 será um ano de crescimento para o comércio de shopping. Podemos chegar a crescer 5%. É difícil afirmar isso agora, mas estamos apostando numa retomada da economia”, esclarece o presidente da Apesce. Para Carneiro, os projetos que estão com obras paradas, como o Garanhuns e Metropolitano, devem ser tocados com a recuperação econômica do país. “Construir um shopping é um investimento muito alto e a estratégica de inauguração precisa ser bem pensada, principalmente, em momentos de retração”, avalia.

Da nova leva, o primeiro a ser inaugurado será o shopping Camará, que terá como diferencial uma reserva ecológica de 13 hectares e um museu dentro da sua área, que é de 26 hectares. “Nossa ideia é que o shopping seja um ponto de relaxamento e lazer para os moradores da Zona Oeste, que não têm nenhuma opção semelhante”, comenta a gerente comercial do Camará, Peggy Côrte Real. Ela ressalta que a primeira etapa terá 33 mil metros quadrados, mas uma nova de mesmo tamanho será inaugurada até 2019.

Também investindo no pioneirismo, o Patteo de Olinda abrirá as portas em outubro prometendo lojas inéditas no estado e um projeto ousado que inclui lojas com acesso pelo shopping e pela rua. “Teremos um terraço com cinco restaurantes, cujas operações de alimentação poderão ser feitas também pelo jardim. Após o encerramento funcionamento do shopping, essas operações ainda ficarão abertas ao público”, comenta José Luiz Muniz, um dos diretores do Grupo CM, responsável pelas obras.

O Shopping Igarassu, por sua vez, é uma obra menor e já completou as obras de fundação e infraestrutura. O projeto está sendo capitaneado pela LMS/TGI, especializada em gestão de empreendimentos comerciais, que tem em seu portfólio participação na implantação e gerenciamento dos shoppings Guararapes e Paulista North Way, dos Armazéns do Porto e do Empório Gourmet, no Paiva. O mall já está com 50% das unidades reservadas e fechou três salas de cinema com o grupo PMC Movie. O novo mall terá ainda uma praça de alimentação, estacionamento coberto para 170 carros, uma âncora grande e mais 30 operações.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: