Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Getrin6 dá início à campanha Abril Verde

Para iniciar as ações da campanha Abril Verde, acontece nesta terça-feira, 3 de abril, às 16h, no hall do edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), o lançamento da exposição "A Linha do Tempo do Combate ao Trabalho Infantil". Os painéis mostram uma cronologia sobre o tema no país, relatando os expedientes extensos em que jovens são submetidos em carvoarias, lixões e atividades domésticas, e outras formas de exploração, incluindo o abuso sexual. Ao longo do ano, os painéis ficarão expostos em locais como centros comerciais, rodoviárias e escolas públicas, nos municípios do interior e da região metropolitana. 


Preocupado com o aumento de acidentes e doenças ocupacionais, o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6), vai intensificar, neste mês de abril, as ações visando desenvolver, junto a magistrados, servidores, advogados, entidades sindicais, organizações, empresas, estudantes e à sociedade em geral uma cultura prevencionista, voltada a um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.


Aderindo ao movimento, o Getrin6 promove exposições, encontros, palestras, seminários, debates e mobilizações sociais em referência à segurança e à saúde do trabalhador, a fim de chamar a atenção para a realidade dos acidentes e doenças ocupacionais em Pernambuco.


Outra atividade do Abril Verde será a realização do seminário “e-Social e os Desafios para a Segurança e Saúde do Trabalho”, dia 26 de abril, às 9h, no auditório da Fundacentro/PE. O evento traz os palestrantes Luiz Melo (coordenador da Fundacentro) e Audenor Marinho (diretor da AESPE), com mediação do desembargador do TRT-PE Paulo Alcantara. As inscrições já podem ser feitas pelo email: eventos.crpe@fundacentro.gov.br.


Movimento Abril Verde


Criado em 2014, pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, a campanha visa marcar o mês com a cor da segurança no calendário nacional, dando mais visibilidade a manifestações de apoio à causa. Com um mês inteiro dedicado à conscientização para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, a intenção é de concentrar anualmente, nesse período, atividades disseminadoras da cultura de prevenção. Verde é a cor que representa a Segurança do Trabalho e abril foi escolhido pela celebração do Dia Mundial da Saúde (07) e do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho (28).


Getrin6


Criado em julho de 2012, o Getrin6 é integrado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (MTE-SRTE/PE), Advocacia-Geral da União (AGU) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Prefeitura Municipal de Olinda, Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (OAB/CAAPE) e Instituto Nacional de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia (Inemast).


O Grupo desenvolve em Pernambuco as ações do Programa Trabalho Seguro – iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e tem como gestores regionais os magistrados do TRT-PE, desembargador Paulo Alcantara e juiz Milton Gouveia.

Fonte: TST e Movimento Abril Verde

Nenhum comentário: