Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sexta-feira, 18 de junho de 2010

PREFEITO DECRETA ALERTA MÁXIMO NO RECIFE

Com a medida, secretarias e órgãos vinculados à Defesa Civil passam a ter como prioridade máxima atender às necessidades decorrentes das chuvas.


O prefeito João da Costa decretou, nesta quinta-feira (17), Estado de Alerta Máximo no Recife. A medida será publicada no Diário Oficial do Município deste sábado (19). Com o Alerta Máximo, todas as secretarias e órgãos vinculados às ações de Defesa Civil passam a ter como prioridade máxima atender às necessidades decorrentes das chuvas, intensificando as atividades já realizadas pelo Programa Guarda-Chuva. O número de servidores à disposição da Defesa Civil passa a ser de 1.000 (mil).


Durante o Alerta Máximo, ficam suspensas férias e licenças remuneradas dos servidores municipais das secretarias que integram o Programa Guarda Chuva. O decreto levou em conta o volume pluviométrico acumulado de março a 15 de junho deste ano, que contabiliza 646,7 mm de chuva. A partir de 600 milímetros de chuvas, segundo especialistas da área, as barreiras ficam saturadas e perdem a capacidade de absorver a água. Isso aumenta a possibilidade de ocorrências nas localidades.


O Estado de Alerta vigora até o restabelecimento da normalidade das condições pluviométricas. Estão envolvidas no trabalho integrado de Defesa Civil, sob a coordenação da Codecir, as secretarias de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, incluindo a Dircon e a URB; Saúde; Comunicação; Educação; Assistência Social e Iasc; Serviços Públicos, por meio da Emlurb, Csurb e Guarda Municipal; Relações com a Imprensa; Gestão e Planejamento, por meio da Coordenadoria do Orçamento Participativo; e Meio Ambiente.


Operação Inverno – Desde o dia 14 de abril a Prefeitura do Recife intensificou os trabalhos da Operação Inverno 2010. Com investimentos de R$ 43 milhões, o trabalho está sendo realizado através de ações diversas como, varredura em áreas de risco, ações educativas, urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macro-drenagem.


De janeiro até o dia 16 de junho deste ano, foram registradas 5.111 ocorrências no Recife. Foram 2.869 solicitações de lona, 2.044 solicitações de vistorias, 64 deslizamentos de barreira e 95 árvores em risco. Foram registrados ainda danos em dezessete residências, vinte muros e dois postes em risco. Neste mesmo período, a Codecir realizou cerca de 8.500 vistorias e colocou aproximadamente 500 mil m2 de lonas plásticas. Foram realizados ainda 2.304 atendimentos nas regionais.

Fonte:http://www.recife.pe.gov.br/2010/06/17/prefeito_decreta_alerta_maximo_no_recife_172397.php

Nenhum comentário: