Decreto de desapropriação da área foi assinado nesta sexta-feira (4), na abertura da Semana do Meio Ambiente
Um parque público será criado na área onde hoje funcionam o Hospital Ulysses Pernambu- cano, o Hospital Municipal Pediátrico Helena Moura e o Centro Municipal de Tratamento e Prevenção de Álcool (CPTRA), na Tamarineira. A decisão do prefeito João da Costa, anunciada na manhã desta sexta (4), na abertura da Semana do Meio Ambiente, foi tomada após ouvir, durante toda esta semana, representantes dos diversos setores da sociedade envolvidos com a questão. E levou também em conta o resultado de uma enquete realizada no portal da Prefeitura do Recife. Para a definição do projeto, a Prefeitura vai realizar um concurso nacional de idéias de arquitetura, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
O parque começou a ser viabilizado com atitudes concretas já a partir desta sexta (4), quando o prefeito decretou a utilidade pública da área para fins de desapropriação total, devido à necessidade de sua preservação e conservação. “A decisão foi tomada sob a perspectiva de qual cidade queremos deixar para as gerações futuras. Ponderamos a importância do local para a amenização climática, a preservação ambiental e a disposição de mais espaços de lazer para a população, sem descartar a crucial relevância das três unidades de saúde que ali prestam serviços à sociedade”, ponderou João da Costa.
Outro decreto, assinado na ocasião pelo prefeito, criou um Grupo de Trabalho para realizar o processo de implantação do equipamento, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com representantes das secretarias de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras; Saúde; Especial de Gestão e Planejamento; e do Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira. O grupo vai definir e conduzir os desdobramentos da decisão, como abrir discussões com as entidades médicas e a sociedade para conciliar os diferentes usos do espaço.
Ao anunciar sua decisão, o prefeito foi ovacionado e parabe- nizado pessoal- mente por diversos represen- tantes de entidades envolvidas na luta pela preservação e utilidade pública do terreno. “Foi realmente maravilhoso, o decreto nos tranquiliza no sentido de que todo o trabalho pensado para o desenvolvimento da saúde pública não vai ser em vão. A história da psiquiatria pernambucana não vai se perder”, disse a diretora do Hospital Ulysses Pernambucano, Benvinda Magalhães, apoiada pela gerente do Hospital Helena Moura, Lúcia Helena Amorim.
“Há ainda várias possibilidades, mas o importante é que a cidade está preservando um patrimônio fundamental para a qualidade de vida dos recifenses. Esse é apenas o primeiro passo e contamos para que a sociedade se mobilize com o mesmo ímpeto que clamou o debate sobre o espaço para articular o destino e lutar para que os projetos se concretizem”, destacou o prefeito.
Política ambiental – A decisão de implantar o parque público na Tamarineira está inserida na política ambiental da gestão João da Costa que, a partir da criação da Secretaria de Meio Ambiente, trabalha de forma integrada por uma cidade sustentável. Exemplos desta política incluem o projeto Capibaribe Melhor, que entra em licitação até julho e vai criar o Parque de Apipucos, duplicar o Parque de Santana e requalificar o parque do Caiara; o projeto do Parque do Jiquiá, que une preservação ambiental, ciência, cultura e lazer; a decisão de não implantar a refinaria multicultural no Sítio Trindade, preservando as características históricas e naturais do local; a transformação do Parque da Jaqueira em Unidade de Conservação da Paisagem (UCP), garantindo a preservação da vegetação e impedindo construções no local; bem como a ênfase na reforma e requalificação de praças e áreas verdes.
Fonte:http://www.recife.pe.gov.br/2010/06/04/prefeito_joao_da_costa_decide_criar_um_parque_publico_na_tamarineira_172183.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário