Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Licenciamento 2010: Detran divulga calendário de pagamento

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) começa, no início de fevereiro, a entregar os boletos do licenciamento 2010 na residência dos proprietários de veículos usados. Neste ano, assim como no anterior, o pagamento da primeira parcela ou cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) está concentrado no mês de março. Lembrando que, quem pagar em cota única tem redução de 5% no valor do IPVA.

O usuário que deseja se antecipar ao recebimento dos boletos para pagar as taxas pode acessar o site do Detran, digitar a placa do carro, imprimir o boleto e efetuar o pagamento nas agências do Banco do Brasil, Bradesco, Banco Real, Caixa Econômica Federal, Unibanco, Banco Postal, Itaú e Casas Lotéricas. Até a liberação do novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2010, os condutores devem circular com o CRLV 2009 sem a necessidade de comprovante da quitação das parcelas, se for o caso de ter quitado o licenciamento de forma antecipada.

O licenciamento é composto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas, possíveis multas de trânsito e seguro obrigatório (DPVAT). O CRLV, documento de porte obrigatório, só é emitido após a conclusão do licenciamento. Pagando em cota única ou parcelado o usuário receberá o novo documento em casa no prazo de 30 dias, após a quitação de todos os débitos.

- Pagamento de boletos: Bancos do Brasil, Banco Real, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Unibanco, Banco Postal, Itaú e Casas Lotéricas.

- Emissão de guias avulsas: www.detran.pe.gov.br

- Teleatendimento ao usuário para dúvidas sobre IPVA: Secretaria da Fazenda 0800-285-1244.

Com informações da Assessoria

Nenhum comentário: