Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Como pedir aumento

Veja o passo a passo para conquistar a tão desejada promoção salarial.
Você é uma profissional nota dez. Faz hora extra, entrega projetos no prazo, é pró-ativa, trabalha bem em equipe. Então, por que seu contracheque apresenta o mesmo salário há anos? Pode ser que sua estratégia para conquistar a tão esperada promoção esteja errada.


Pedir aumento é uma tarefa delicada. A psicóloga Vera Moreira, da Xave Comportamento Organizacional, diz que é preciso "lembrar" ao chefe que você existe e merece ganhar mais: "Não dá para esperar que o superior acorde de bom humor e decida lhe dar um aumento".


Argumentar que você precisa de mais dinheiro porque tudo aumentou de preço não cola. Outro mito a cair por terra é exigir um salário maior por tempo de serviço. O caminho certo é provar que você vale mais do que recebe.


Apresente resultados


Coloque na mesa do chefe as suas conquistas. Reúna informações sobre os seus resultados na empresa e sobre o mercado de trabalho. "É essencial fazer uma pesquisa fora da companhia para descobrir quanto profissionais no seu cargo estão recebendo", diz Vera.


“Duas perguntas: por que você está pedindo este aumento e por que você acha que a empresa ainda não lhe deu um aumento?”


Se você foi convidada para trabalhar em outra empresa, esse pode ser um trunfo. Foi o caso da publicitária Gabriela Dombkowitsch. Ela recebeu um aumento pelo plano de salários da empresa, mas surgiu uma proposta tentadora de uma concorrente. Marcou uma reunião e abriu o jogo com a chefe. "Ela não podia cobrir a oferta. Mas a empresa passou a financiar metade de uma pós-graduação, cuja mensalidade é mais de R$ 800,00", conta. Que bom que deu certo, mas Vera alerta: "Só dê esta cartada se for verdade. O aumento pode não sair e você vai ficar numa saia-justa".


Peça trabalho, não aumento


Outra possibilidade é batalhar uma promoção. "A profissional tem que estar atenta aos espaços que existem na organização. É difícil que se crie um cargo novo para promover alguém, mas também pode acontecer", comenta a consultora. Avalie se o seu pedido é pertinente. "Muitas vezes, a funcionária acha que pode assumir novas responsabilidades, mas a chefia discorda. Este momento deve ser usado como uma oportunidade para perguntar o que pode fazer para melhorar", explica.


Para o consultor da Produtive Outplacement e Planejamento de Carreira, Rafael Souto, a melhor alternativa para ganhar mais é pedir trabalho. "Recomendo que o profissional procure novas funções para crescer dentro da empresa", diz Souto. Vale se engajar em projetos fora da sua área, ter boas ideias e vendê-las às pessoas certas, além de saber esperar pelo momento certo. "A receita é entregar um excelente trabalho e negociar espaços", explica.


Etiqueta


Seja qual for a tática, não é uma conversa para se ter no cafezinho. "E por e-mail, jamais!", avisa Vera. Marque uma hora com o chefe. "Tem que ser ao vivo e a cores. O melhor dia é aquele em que você se sentir segura do seu valor e munida de argumentos".


Mesmo com todo o arsenal de motivos, você deve estar preparada para ouvir um "não". O diretor de Recursos Humanos Euclecio Zanetti, da fabricante de autopeças GKN, diz que distribuiu muitas negativas a pedidos de aumento. Para ele, se você tem de pedir, é sinal de problema. "Ou o funcionário não está habilitado para este plus ou a empresa não enxerga seus talentos", avalia.


Euclecio joga um balde de água fria em quem pensa em abordar o chefe. "Quando alguém vem me pedir para ganhar mais, eu faço duas perguntas: por que você está pedindo este aumento e por que você acha que a empresa ainda não lhe deu um aumento? Normalmente, as pessoas saem convencidas de que não é o momento", avisa.


Passo a passo do aumento


- Mostre-se uma profissional que faz a diferença na empresa. Se você trouxer dinheiro para a companhia, é mais provável que ela lhe dê mais dinheiro.


- Na hora de falar com o chefe, pergunte como você pode crescer na empresa. Não peça mais dinheiro simplesmente.


- Não tente barganhar um aumento com uma nova proposta de emprego, a menos que ela seja verdadeira e que você esteja pronta para trocar de empresa.


- Não exponha problemas pessoais como motivos para ter um upgrade no contracheque. A empresa não tem culpa de suas dívidas, por exemplo.


- Pesquise o mercado e veja quanto um profissional da sua posição ganha. Não dá para ter expectativas irreais.


- Benefícios como plano de saúde e bônus também são salário e ganhá-los vai livrá:;-la de outras despesas.


Nenhum comentário: