Recursos são oriundos de um convênio entre prefeitura e Ministério
A última etapa de contenção do avanço do mar em Pau Amarelo, praia de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, começa nesta quarta-feira (10), nas proximidades do Forte. Para esta etapa estão sendo investidos R$ 10 milhões oriundos de um convênio entre a prefeitura da cidade e o Ministério da Integração Nacional. A técnica adotada é a denominada bagwall.
O último estágio vai contemplar um trecho de 1.300 metros afetados pela erosão costeira. Na primeira parte do projeto o serviço foi executado ao longo de 700 metros. O trabalho total engloba uma extensão de 2 km de proteção. A área beneficiada vai da Rua Nossa Senhora Aparecida, em Pau Amarelo, até a Rua Malta, em Nossa Senhora do Ó.
A técnica bagwall, inovadora em Pernambuco, já obteve êxito em outros estados do Nordeste, a exemplo de Alagoas (praia da Ilha da Croa – no município de Barra de Santo Antônio) e no Ceará (praia do Icaraí – na cidade de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza).
O mecanismo funciona como um dissipador de energia que protege a área degrada pela força do mar e propicia a engorda natural da faixa de areia. Em Paulista, o trabalho também conta com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente.
Fonte: FolhaPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário