Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Julgamento de vereadores do Recife deve ser retomado entre 3 e 5 de fevereiro

O julgamento do processo que investiga o uso irregular da verba de gabinete por 26 vereadores do Recife da legislação passada deve ser retomado nos dias 3 ou 5 de fevereiro. A previsão da data foi dada hoje pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e relator do processo, Marcos Loreto.



O relator explicou que está concluindo a leitura das defesas apresentadas pelos vereadores e disse que pretende colocar o assunto na pauta já na primeira semana de fevereiro, antes das férias do conselheiro Fernando Correia, marcadas para o dia 8.



“Fernando Correia participou da primeira leitura do relatório e, por isso, gostaria de votar esse processo antes das férias dele. Como só temos pauta na terça e na quinta, esse julgamento deve acontecer no dia 3 ou 5”, explicou Loreto.



Marcos Loreto informou que praticamente todos os 36 vereadores da legislatura passada – inclusive os que não foram citados no relatório – apresentaram defesa. “Alguns se pronunciaram apenas para dizerem que não foram citados”, pontuou o relator.



A maioria dos envolvidos escolheu o advogado Leucio Lemos para fazer a defesa, que também é o procurador jurídico da Câmara Municipal do Recife.



O julgamento do processo iniciou no dia 16 dezembro de 2008, mas foi interrompido após a defesa alegar que não havia tido acesso aos laudos grafoscópicos realizados pela Polícia Federal nas notas fiscais apresentadas pelos gabinetes dos vereadores. Segundo Marcos Loreto, todas as defesas apresentadas agora estão fazendo referência a esse exame da PF.



As notas fiscais foram o pivô do escândalo envolvendo os 26 parlamentares. No final de julho de 2008, veio à tona a informação de que as notas apresentadas por eles, referentes à prestação de contas do exercício de 2006, eram falsificadas, frias e clonadas. O valor desviado era superior a R$ 900 mil.



Por Ana Cláudia Dolores, da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: