Os dados estatísticos do Procon-Recife, no ano de 2008, de acordo com a diretora do órgão, Adoleide Folha, demonstram um aumento nos atendimentos, em termos presenciais, em relação ao ano de 2007. Ao todo, foram 13.200 consumidores procurando seus direitos na sede do Procon-Recife, que fica no Derby - uma média de 1.100 pessoas por mês. Entre eles, ressalta-se o número de reclamações abertas, que é significantemente menor do que os atendimentos presenciais, uma vez que muitos dos atendimentos geram CPIs (Carta de Informação Preliminar).
De acordo com Adoleide, trata-se de um procedimento em que se contata a empresa reclamada apresentando a queixa do consumidor, dando oportunidade para resolver a questão, satisfazendo o consumidor e evitando a formalização da reclamação, bem como efetuando ligações intermedianto a relação, não chegando muitas vezes a sequer gerar CPIs. Ela ainda completa, dizendo que também existem os atendimentos apenas para esclarecimentos a respeito de dúvidas e sobre a legislação.
A diretora do Procon-Recife informou que população também foi atendida em atividades externas de promoção do Direito do Consumidor, tais como “III Festival de Consumo Sustentável”, “Direito do Consumidor nas Ruas”, esclarecimentos em mercados, escolas, associações, faculdades, comunidades etc. Quanto aos atendimentos não-presenciais, os realizados pelo Procon diariamente, de segunda a sexta-feira pelo telefone (0800.2811311), foram recebidas aproximadamente 1 mil ligações mensais para intermediar denúncias e prestar esclarecimentos à população. Também são prestados atendimentos aos consumidores através de diversas linhas telefônicas fixas (divulgadas pelo site, programas de rádio e televisão), que atingem a média de 870 ligações ao mês.
Por fim, Adoleide Folha lembra que são realizados também atendimentos através da participação de representantes do Procon-Recife em programas de televisão e rádio, em que os consumidores apresentam suas dúvidas e solicitação de esclarecimentos. Confira as 30 empresas mais reclamadas:
Eletro Shopping - 269;
OI (Telemar) - 251;
TIM - 194;
Claro - 184;
Gradiente - 180;
C&A IBI CARD - 180;
Cell Point - 171;
Bompreço - 151;
Nokia - 128;
Banco Itaú Card - 128;
Lojas Americanas - 113;
Samsung - 111;
Sony Ericsson - 108;
Banco do Brasil - 105;
Unibanco - 94;
LG - 94;
Smart Phone - 91;
Lojas Insinuante - 89;
Credicard Citi - 84;
Carrefour - 74;
Celpe - 70;
Proeletronics - 67;
Compesa - 66;
MW Eletronics - 67;
Hermol - 58;
Banco Real ABN - 57;
Banco Citicard Citibank - 55;
Cônsul - 51;
Homagre - 48;
Ponto de Promoção - 45.
Fonte: www.folhape.com.br
De acordo com Adoleide, trata-se de um procedimento em que se contata a empresa reclamada apresentando a queixa do consumidor, dando oportunidade para resolver a questão, satisfazendo o consumidor e evitando a formalização da reclamação, bem como efetuando ligações intermedianto a relação, não chegando muitas vezes a sequer gerar CPIs. Ela ainda completa, dizendo que também existem os atendimentos apenas para esclarecimentos a respeito de dúvidas e sobre a legislação.
A diretora do Procon-Recife informou que população também foi atendida em atividades externas de promoção do Direito do Consumidor, tais como “III Festival de Consumo Sustentável”, “Direito do Consumidor nas Ruas”, esclarecimentos em mercados, escolas, associações, faculdades, comunidades etc. Quanto aos atendimentos não-presenciais, os realizados pelo Procon diariamente, de segunda a sexta-feira pelo telefone (0800.2811311), foram recebidas aproximadamente 1 mil ligações mensais para intermediar denúncias e prestar esclarecimentos à população. Também são prestados atendimentos aos consumidores através de diversas linhas telefônicas fixas (divulgadas pelo site, programas de rádio e televisão), que atingem a média de 870 ligações ao mês.
Por fim, Adoleide Folha lembra que são realizados também atendimentos através da participação de representantes do Procon-Recife em programas de televisão e rádio, em que os consumidores apresentam suas dúvidas e solicitação de esclarecimentos. Confira as 30 empresas mais reclamadas:
Eletro Shopping - 269;
OI (Telemar) - 251;
TIM - 194;
Claro - 184;
Gradiente - 180;
C&A IBI CARD - 180;
Cell Point - 171;
Bompreço - 151;
Nokia - 128;
Banco Itaú Card - 128;
Lojas Americanas - 113;
Samsung - 111;
Sony Ericsson - 108;
Banco do Brasil - 105;
Unibanco - 94;
LG - 94;
Smart Phone - 91;
Lojas Insinuante - 89;
Credicard Citi - 84;
Carrefour - 74;
Celpe - 70;
Proeletronics - 67;
Compesa - 66;
MW Eletronics - 67;
Hermol - 58;
Banco Real ABN - 57;
Banco Citicard Citibank - 55;
Cônsul - 51;
Homagre - 48;
Ponto de Promoção - 45.
Fonte: www.folhape.com.br
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