Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sexta-feira, 25 de maio de 2012

A queda no preço do automóvel é uma das bandeiras do Deputado Federal Luis Tibé do PT do B



O deputado federal Luis Tibé (PT do B-MG) solicitou, em novembro do ano passado, um debate sobre o preço do carro no Brasil.

As discussões foram levadas à Comissão de Desenvolvimento Econômico Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, em Brasília. O principal ponto debatido foi a razão que leva o carro brasileiro a ser o mais caro do mundo.


Na época, participaram da audiência pública, o diretor do Departamento de Indústria de Equipamento de Transporte da Secretaria de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Paulo Betran; o Secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Antônio Henrique Pinheiro Silveira; e o Vice-Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Luiz Moan Yabiku Junior



Toda essa mobilização de Luis Tibé está dando resultados: No último domingo, o governo federal anunciou medidas que barateiam o preço do automóvel. Houve redução de dois impostos, além de acordos com montadoras para que deêm descontos aos consumidores e não demitam trabalhadores


Entenda as reduções no preço do veículo:

O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros nacionais de até 1.000 cilindradas cai de 7% para zero. A redução vale até 31 de agosto deste ano. Em contrapartida, as fábricas de carros se comprometeram a não demitir funcionários. Com a redução do IPI. As montadoras também se comprometeram a dar descontos no preço de tabela dos carros. Os automóveis de até 1.000 cilindradas, por exemplo, terão desconto de 2,5% sobre a tabela vigente.



Os carros de até 2.000 cilindradas terão 1,5% de desconto e os utilitários, 1%. Esses descontos todos de tabela vão valer até 31 de agosto, como o corte do IPI.

Também foi anunciada redução de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) no crédito para pessoa física, de 2,5% para 1,5%. Isso fez a taxa voltar ao que era no início de 2011. A medida faz os juros para o consumidor serem mais baixos, facilitando o pagamento de prestações. O governo estima deixar de arrecadar, só com essa medida do IOF, cerca de R$ 900 milhões até 31 de agosto.

Luis Tibé comemora o lançamento destas novas medidas pelo governo Federal: “Esse foi um passo muito importante. O consumidor Brasileiro tem que comprar automóvel por um preço justo”, conclui.



Nenhum comentário: