Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

João da Costa ganha no 1º turno com 47%

Petista oscilou negativamente na amostragem do Instituto Maurício de Nassau. Mas, adversários ainda não levam pleito para 2º turno

RECIFE – De pouco adiantou os ataques contínuos no guia eleitoral da televisão e do rádio, além de acusações de uso da “máquina pública” com cassação de mandato. O candidato à Prefeitura do Recife, João da Costa (PT), vem resistindo a todos esses “entraves” e continua vencendo a disputa no primeiro turno com 47,2% das intenções de voto. Pelo menos é o que aponta a pesquisa realizada pelo Instituto Maurício de Nassau entre os dias 29 e 30 de setembro, com uma amostra de 816 questionários.

Mendonça Filho (DEM) aparece em segundo lugar com 24,5%. Raul Henry (PMDB) deixou o rival Carlos Eduardo Cadoca (PSC) definitivamente para trás e se mantém no terceiro lugar com 9,3%. O social-cristão, por sua vez, apresentou a maior queda até agora, com 5,4%. Os postulantes dos partidos considerados “pequenos” não atingiram nem 1% do eleitorado. Edilson Silva (PSOL) e Kátia Telles (PSTU) empataram com 0,5% e Roberto Numeriano (PCB) alcançou 0,1%. Brancos e nulos somaram 3,9%. Não souberam ou não opinaram, 8,6%.
Tirando os votos brancos e nulos, João da Costa apresenta 8% a mais do que a totalidade dos votos válidos. Portanto, mantém a vitória no primeiro turno. Com isso, ele também consolida a sua posição acima da margem de erro da sondagem, que está em 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral sob o registro de número 17/2008.

DESGASTE

Apesar da boa avaliação na amostragem, não há como negar o desgaste da candidatura de João da Costa por conta dos últimos acontecimentos. Também foi avaliado, junto à opinião pública, a disposição de voto após o processo de cassação da candidatura do petista. Dos entrevistados, 15,2% disseram que o fato aumenta da vontade de votar no candidato, ao mesmo tempo que 51,1% dos eleitores encontram-se indiferentes a essa questão. Já 32,3% dos entrevistados afirmaram diminuir o desejo de votar no petista.

Conseqüentemente, a intenção de voto diminuiu e rejeição de Costa aumentou consideravelmente em relação à última pesquisa realizada pela Maurício de Nassau. Na sondagem feita entre os dias 22 e 23 de setembro, ele contava com 54% do eleitorado e rejeição de 33,2%. Hoje, o número de votantes é de 47,2%, enquanto que 38,4% se negam a votar no petista. O maior adversário, Mendonça Filho, acabou lucrando com o episódio, diminuindo sua rejeição, que era de 57,2% e caiu para 54,3%. Vale salientar que ele ainda cresceu como primeira opção, passando de 21,9% para 24,5%.

Fonte: www.folhape.com.br

Nenhum comentário: