Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quinta-feira, 5 de março de 2009

Dados oficiais mostram que o Carnaval 2009 teve 81 homicídios

Por Eduardo Machado

A divulgação dos dados oficiais da Secretaria de Defesa Social, quase uma semana após o encerramento do carnaval 2009 confirma o que já havíamos adiantado na semana passada: a folia deste ano foi mais violenta que o mesmo período do ano passado.

De sexta à terça de Carnaval, 81 pessoas foram assassinadas em Pernambuco. No mesmo período do ano passado, foram anotados 58 homicídios. Isso significa um aumento de 39% na violência.

No PEbodycount, diariamente contabilizamos os homicídios pesquisando nas delegacias, batalhões da Polícia Militar, hospitais e IMLs. Com esse procedimento, já na Quarta-Feira de Cinzas chegamos ao total de 66 execuções. O que, na ocasião, serviu para podermos afirmar que a violência havia aumentado.

Esse crescimento de quase 40% no número de homicídios no Carnaval de 2009 explica porque a Secretaria de Defesa Social fez questão de não mencionar o total de mortes e só mencionou dois casos de assassinatos, ocorridos em focos de folia.

Faz muita diferença entre divulgar os dados de violência sem qualquer comparativo na página da internet (como fez a SDS) e comentar e se submeter a uma avaliação, como eles deveriam ter feito no dia da coletiva.

Sem um contador, ficaria difícil discernir informação de propaganda.

Fonte:http://www.pebodycount.com.br/home/index.php

Nenhum comentário: