Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Pague seu IPTU com mais descontos

Além de ser­vir como do­cu­men­to de se­gu­ran­ça, a sim­ples exi­gên­cia de uma nota fis­cal no mo­men­to em que se ad­qui­re um ser­vi­ço pode re­sul­tar em des­con­to no Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). A di­vul­ga­ção nunca foi das maio­res, mas há cerca de um ano a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) ofi­cia­li­zou a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) e abriu a pos­si­bi­li­da­de de o usuá­rio usar parte do Imposto Sobre Serviços (ISS), re­co­lhi­do na com­pra, para obter re­du­ção no IPTU de seu imó­vel. Enquanto PCR e em­pre­sas só en­xer­gam van­ta­gens, es­pe­cia­lis­tas di­ver­gem sobre pos­sí­veis re­fle­xos no bolso do con­su­mi­dor.

Os be­ne­fí­cios com o des­con­to no IPTU, vá­li­do para o ano se­guin­te, podem ser ad­qui­ri­dos dia­ria­men­te, a par­tir de ser­vi­ços que pas­sam quase que im­per­cep­ti­vel­men­te aos olhos do con­tri­buin­te. Quem vai ao Shopping Recife e de­sem­bol­sa R$ 4 para es­ta­cio­nar o carro, por exem­plo, tem a pos­si­bi­li­da­de de for­ne­cer o CPF e so­li­ci­tar a nota ele­trô­ni­ca. Até um tra­di­cio­nal motel da ca­pi­tal per­nam­bu­ca­na está emi­tin­do o do­cu­men­to, mas por ques­tões de dis­cri­ção, di­fi­cil­men­te al­guém se iden­ti­fi­ca.


Para re­ce­ber o aba­ti­men­to, a pes­soa deve se ca­das­trar no site http://nfse.re­ci­fe.pe.gov.br, onde re­ce­be­rá uma senha que a per­mi­te acom­pa­nhar o des­con­to. No mesmo en­de­re­ço cons­ta a lista de em­pre­sas obri­ga­das a emi­tir a NFS-e. Elas pos­suem re­cei­ta bruta anual su­pe­rior a R$ 240 mil.


O des­con­to no IPTU do ano se­guin­te pode che­gar a 50%. No caso de pes­soas fí­si­cas, 30% do ISS re­co­lhi­do em cada com­pra “per­ten­ce” ao clien­te. Já para as pes­soas ju­rí­di­cas, o valor re­pas­sa­do é, em ter­mos ge­rais, 10% do tri­bu­to e o nú­me­ro do CNPJ pre­ci­sa ser ce­di­do. Os cré­di­tos que não forem uti­li­za­dos con­ti­nuam vá­li­dos por cinco anos. Quase qua­tro mil es­ta­be­le­ci­men­tos estão au­to­ri­za­dos a emi­tir as NFS-e.


A ini­cia­ti­va con­tri­bui para o com­ba­te à so­ne­ga­ção. Mas, se atre­la­da à falta de di­vul­ga­ção, no en­tan­to, a ação soa con­tra­di­tó­ria. A fim de dar vi­si­bi­li­da­de ao as­sun­to, a PCR dis­tri­buiu apro­xi­ma­da­men­te 3,5 mil ade­si­vos de iden­ti­fi­ca­ção aos es­ta­be­le­ci­men­tos. “Dessa forma, será mais uma ma­nei­ra de o con­su­mi­dor ter o co­nhe­ci­men­to”, as­se­gu­rou a coor­de­na­do­ra de im­plan­ta­ção da NFS-e, Ana Carolina Ferraz.


Vale lem­brar que as notas fis­cais con­ven­cio­nais con­ti­nuam vá­li­das para a com­pra de­fi­ni­ti­va de pro­du­tos. O co­mer­cian­te José Leonel de Aguiar, 51, guar­da todas elas de ma­nei­ra or­ga­ni­za­da em uma pasta. Das va­lio­sas, como equi­pa­men­tos ele­trô­ni­cos, às apa­ren­te­men­te inex­pres­si­vas. “Agora mes­mo estou re­for­man­do a ga­ra­gem e, por ques­tões de se­gu­ran­ça, guar­do todas as notas de ar­ma­zéns de cons­tru­ção, ser­ra­lha­rias e lojas de fer­ra­gens”, afir­mou.


PER­NAM­BU­CO


Estado tam­bém está im­plan­tan­do a Nota Fiscal Ele­trônica, desde o ano pas­sa­do, de acor­do com o cro­no­gra­­ma de al­te­ra­ções na Legislação Federal. A mu­dan­ça está acon­te­cen­do por seg­men­ta­ção. Entre as em­pre­sas que estão obri­ga­das a emi­tir o novo do­cu­men­to, cons­tam dis­tri­bui­do­res de ci­gar­ros e com­bus­tí­veis lí­qui­dos, além de fa­bri­can­tes de au­to­mó­veis e cos­mé­ti­cos. Nesta si­tua­ção, de âm­bi­to es­ta­dual, os es­ta­be­le­ci­men­tos não são ape­nas pres­ta­do­res de ser­vi­ço e o tri­bu­to in­ci­den­te é o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).


Nenhum comentário: