Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Balanços distintos do 1º ano de João da Costa


Duas visões da câmara // Governistas festejam avanços. Oposição aponta falhas na gestão.

Dois Recifes distintos foram apresentados ontem pelos líderes das bancadas governista e de oposição durante a sessão solene de encerramento da legislatura de 2009 na Câmara Municipal. No último dia de atividade da Casa este ano, os representantes do dois grupos apresentaram seus próprios balanços sobre o primeiro ano da gestão do prefeito João da Costa (PT) que, de tão diferentes, não pareciam tratar da mesma cidade.

Do lado da prefeitura, o vereador Josenildo Sinésio (PT) ocupou a tribuna durante 30 minutos para exaltar os avanços da administração petista, com ênfase na educação, saúde, orçamento participativo, obras, administração e finanças, direitos humanos e desenvolvimento econômico, além dos planos para 2010. Na sequência, o microfone foi utilizado pela líder oposicionista Priscila Krause (DEM), que, num discurso duro, destacou "a incapacidade de gerir a máquina" e a "falta de dimensão e capacidade" por parte do prefeito.

Segundo Josenildo Sinésio, apesar da crise econômica e das tentativas da oposição de desqualificar o prefeito, a gestão da PCR alcançou várias conquistas. "Terminamos o ano e temos muito o que comemorar, mas o prefeito João da Costa foi o único no mundo que não teve a trégua da oposição. Houve uma tentativa de desqualificação desde o início. Isso, porém, não impediu de darmos passos rumo ao futuro".

O líder governista citou o investimento de R$ 5 milhões para a recuperação de escolas, além da inauguração de seis novas unidades de ensino, a ampliação da frota do Samu, da oitava Farmácia da Família, de obras de pavimentação e do início do Programa Capibaribe Melhor. "Da parte do governo municipal passaram por aqui proposições importantes como o Plano Plurianual (PPA), as diretrizes da LOA (Lei de Orçamento Anual); tratamos de transporte complementar, isenção fiscal para serviços com vistas à realização da Copa 2014; autorizamos a contratação temporária do IASC (Instituto de Ação Social e Cidadania) e de empréstimos, juntos ao Bird, para requalificação de bairros como São José e Santo Antônio", finalizou.

Do lado da oposição, o cenário mostrado foi bem diferente. Intitulado "O Balanço da Verdade - João é João e a Má Gestão", o dossiê lido por Priscila Krause e subscrito por outros sete vereadores da oposição é repleto de reproduções de matérias de jornais expondo problemas da gestão do PT, especialmente no atraso de obras e de falhas no controle urbano. A vereadora questionou a aplicação dos recursos, uma vez que "a herança maravilhosa" deixada pelo ex-prefeito João Paulo (PT) não se materializou em projetos para a cidade.

"Nós conferimos os balancetes do quadrimestres e a prefeitura tem saúde financeira. Se tem dinheiro, qual é o problema? Em matéria de má gestão, infelizmente, não faltam exemplos", provocou a democrata, citando exemplos de 2009, como o serviço de coleta do lixo e os atrasos nas obras do Parque Dona Lindu, da ampliação do viatudo Capitão Temudo e do Projeto Orla. Durante os discursos de Priscila e Josenildo os outros vereadores não puderam intervir.

Nenhum comentário: