Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Na China, lei exige que cidadãos visitem pais idosos

Proteção do Idoso


Nova lei chinesa: Visite seus pais


Lola Wang, um diretor de marketing de 28 anos de idade, em Xangai, faz uma viagem de seis horas de Shandong para ver seus pais duas vezes por ano - uma vez que durante o Ano Novo Lunar e, novamente, durante o feriado do Dia Nacional em outubro.

 
 
"Eu sinto que eu deveria visitar meus pais mais, mas ter um emprego no setor financeiro significa que tenho que trabalhar longas horas e sacrificar um pouco do meu tempo pessoal para o trabalho", disse Wang, filha única, diz CNN.


O dilema de Wang é enfrentado por muitos jovens na China, onde a política de um filho e três décadas de reformas econômicas têm acelerado o declínio da família tradicional. É também um motivo de preocupação para os novos líderes da China como lidar com o ônus de suportar o número crescente de pessoas idosas.


Lutar pelos direitos dos homossexuais na China chefe refém de funcionários?


Nova lei


A nova lei nacional apresentou esta semana exige que os filhos de pais mais de 60 anos para visitar seus pais "frequentemente" e certificar-se de suas necessidades financeiras e espirituais sejam atendidas.


"As pessoas estão acusando os jovens de não visitar seus pais o suficiente", diz Wang, acrescentando que concorda com os objetivos da lei.


"Na verdade, alguns deles usam sua carreira e longas horas de trabalho como uma desculpa. Meus problemas são que eu me preocupo com os meus pais, mas eu tenho pouco de férias e meus pais moram longe."


De acordo com a Xinhua, a China tinha cerca de 185 milhões de pessoas acima de 60 anos no final de 2011. O número deverá aumentar para 221 milhões em 2015 e em 2050, um terço da população da China será classificada como idosa.


Negligência


A "Lei de Proteção dos Direitos e Interesses dos Idosos" foi alterada pelo órgão legislativo da China em dezembro, depois de uma série de reportagens sobre os pais idosos abandonados pelos filhos.


Em um caso particularmente horrível, na província de Jiangsu, uma estação de televisão local informou que um agricultor tinha mantido sua 100 anos de idade, mãe de uma pocilga com uma porca.


Chen Shoutian disse à emissora que sua mãe tinha sido feliz em morar lá: "Ela quer ficar aqui, porque ela sente que é conveniente", disse ele.


Um sistema de bem-estar social e de pensão modesta, particularmente nas áreas rurais, significa que as pessoas idosas são normalmente dependentes de seus filhos para o apoio.


Mais de um quinto vivem abaixo da linha de pobreza, segundo dados da Escola Nacional de Desenvolvimento da Universidade de Pequim.


Mudança de valores


Embora o respeito pelos idosos ainda está profundamente enraizado na sociedade chinesa, os valores tradicionais, como a piedade filial tem sido enfraquecido pela corrida do país para a modernidade.


"O sistema tradicional de apoio à família está corroendo por muitas razões, e eu acho que o governo gostaria de retardar esse processo para baixo", disse Albert Park, o diretor do Emerging Markets Institute na Universidade de Hong Kong de Ciência e Tecnologia.


A lei estipula que as crianças não podem abrir mão de seus direitos de herança em tentativa de iludir o seu dever de cuidar de seus pais. Ele acrescenta que as crianças devem pagar um subsídio mensal de seus pais, se eles se recusam a cuidar deles.


A legislação também permite a idosos para processar seus filhos, mas não especifica o processo ou sanções que possam enfrentar.


Ele também pode revelar-se difícil de aplicar, diz Ding Yiyuan de Pequim Yingke Law Firm. Ele disse ao jornal Daily Guangzhou a lei não se qualificar a palavra "frequência". Ele acrescentou que alguns idosos eram susceptíveis de processar seus próprios filhos.


Controverso


A introdução da lei gerou polêmica. Alguns dizem que ele coloca muita pressão sobre aqueles que se deslocam de casa para o trabalho, estudo ou outras oportunidades.


Cheng Zhegang, 50, cujo filho único está estudando para um mestrado nos Estados Unidos, disse que a lei "distorce a relação pai-filho."


Ele espera que sua filha irá para uma grande cidade como Xangai ou Pequim para encontrar um emprego na graduação e não retornar à pequena cidade onde ela cresceu.


"Eu não quero que minha filha tenha uma carga física e espiritualmente", disse à CNN.


"Para mim, a carreira da minha filha é a coisa mais importante. À medida que o pai de uma criança só, passei tanto tempo e dinheiro em educação da minha filha e agora eu quero que ela seja bem-sucedida."


(Publicado pela CNN - 2 de julho de 2013)

Nenhum comentário: