Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 29 de abril de 2020

OAB-PE lança a e-Alvarás, a Central de Alvarás Digital, em pleno funcinamento, dando suporte aos advogados e clientes



A OAB-PE coloca à disposição da advocacia a e-Alvarás, a Central de Alvarás Digital, um projeto desenvolvido pela Ordem pernambucana em cooperação técnica com a Caixa Econômica Federal. A Central consiste em um site para uso exclusivo da advocacia que ficará hospedado dentro do portal da OAB-PE na internet, onde advogados e advogadas poderão enviar eletronicamente toda a documentação e informações necessárias para liberação do alvará, precatório ou RPV e a Caixa fará o depósito em conta, sem a necessidade da ida a uma agência bancária. Para efetuar todo o processamento, o usuário terá que utilizar seu certificado digital. Para acessar a e-Alvarás, clique aqui.

A e-Alvarás é em um ambiente seguro – exigirá do usuário login e senha. É um canal para orientar, receber e encaminhar documentos e informações à Caixa. A Ordem não irá conferir documentação, verificar a veracidade das informações nem ter ingerência sobre o processo de pagamento dos títulos, que ficará a cargo do banco. Pelo termo de cooperação técnica, o pagamento será efetuado pela Caixa no menor prazo possível, respeitando as limitações por conta do combate ao coronavírus.

A cada solicitação de envio de documentos será gerado um protocolo. O usuário só poderá finalizar seu atendimento se prestar todas as informações obrigatórias, como nome, CPF, número do processo, qual ramo do Judiciário emitiu a ordem de pagamento (TJPE, JFPE, TRF5 ou TRT6), valor do depósito, o beneficiário e seus dados bancários.

No caso do beneficiário, é necessário que a conta indicada para depósito seja a do titular do crédito que figura no precatório, alvará ou RPV. Não será processado o pagamento em contas de terceiros que não constem na ordem judicial de pagamento. Caso a conta do beneficiário seja de outro banco que não a Caixa, será cobrado o valor pelo DOC ou TED.

Prestadas as informações obrigatórias, o usuário ou usuária irá carregar os documentos digitalizados e irá assinar o termo de informações com seu certificado digital.

Todo o trabalho de desenvolvimento do projeto, desde as tratativas com a Caixa até o desenvolvimento com a equipe de Tecnologia da Informação, foi coordenado pelo presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, e pelo diretor-tesoureiro, Frederico Duarte.

O presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, avalia que a ferramenta é uma importante aliada à advocacia neste momento, e que será um instrumento que veio para ficar. “É um projeto que desenvolvemos, junto com o nosso diretor Frederico Duarte, para apoiar a advocacia neste momento difícil, mas tem tudo para ficar, passado esse período de restrições por conta da pandemia”, afirma.

Fonte: OAB/PE

Nenhum comentário: