Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sexta-feira, 13 de março de 2015

Nos dias 11 e 12 de março os Agentes e Assistentes Socioeducativos de Pernambuco foram a Audiência Pública e Passeata na busca de seus direitos

No dia 11 de março, na Assembleia Legislativa foi realizada uma Audiência Pública, intitulada: Direito Humanos para os Agentes de Segurança, desta vez os Agentes e Assistentes Socioeducativos estavam incluídos na pauta, a iniciativa foi do Deputado Estadual Edílson Silva, Presidente  da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, na ocasião foram discutidos os diversos aspectos do sistema, com a participação do Ministério Público  e da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. Diversos temas foram discutidos, entre eles: a falta de condições de trabalho nas unidades, o assédio moral, o problema dos colegas da matrícula 19 e 20, e a pauta de reivindicações, que incluem: risco  de vidas, aumento do salário, concurso público dentro de 90 (noventa) dias, etc. Ao final da matéria você pode ler a pauta na integra.
Já no dia 12 de março, os Agentes e Assistentes Socioeducativos saíram em passeata do Parque Amorim (Av. Agamenon Magalhães), fechando uma das faixas por 20 (vinte) minutos, e seguiram pela Av. Rosa e Silva até a sede da FUNASE, no caminho foram gritando palavras de ordem, e na frente da sede ficaram até serem convidados pelos diretores para entrar, e no auditório foi discutida a pauta, tendo como resposta o compromisso de dar uma resposta no próximo dia 16 de março. Aceita a pelos presentes, que também colocaram suas ansiedades.
Na ocasião foram dadas entrevistas, e a FUNASE respondeu ao Diário de Pernambuco, falando que não reconhecia os agentes que estavam no protesto, que só reconhecia o sindicato, é no mínimo um contrassenso. Os Agentes e Assistentes perguntam por que receberam estes na sede e marcaram uma data para dar a resposta? O sindicato existe? Porque só aparece o “presidente Rafa Lima”, cadê os outros diretores? É o sindicato de uma pessoa só? Existe legitimidade nesta representação?
Os Agentes e Assistentes Socioeducativos que vieram de toda a parte do Estado (Garanhuns, Vitória, Caruaru, Timbaúba, e de outras unidades do interior e Região Metropolitana) prometem que a luta estar apenas começando, depois da resposta dia 16 de março, vão tomar uma decisão sobre o andamento das reivindicações.


REIVINDICAÇÕES DA CATEGORIA A CURTO PRAZO:

1-    RISCO DE VIDA, EM IGUALDADE COM OS FUNCIONÁRIOS EFETIVOS;


2-    EQUIPARAÇÃO SALARIAL COM OS AGENTES SOCIOEDUCATIVOS DA REGIÃO NORDESTE;


3-    CONCURSO PÚBLICO DENTRO DE 90 (NOVENTA) DIAS, COM PROVA DE TÍTULO, PARA PREENCHIMENTOS DAS VAGAS DEFICITÁRIAS;


4-    REAJUSTE DO VALE-TRANSPORTE PARA OS AGENTES E ASSISTENTES SOCIOEDUCATIVOS DO INTERIOR, TENDO EM VISTA QUE O VALOR ESTAR ABAIXO DA REALIDADE;


5-    ESTABILIDADE DE 2 (DOIS) ANOS NO ATUAL CONTRATO, RESCISÃO DO CONTRATO SÓ POR FALTA GRAVE, COM DIREITO A AMPLA DEFESA;


6-    DIREITO AO USO DO HOSPITAL DO SERVIDOR;

7-    RESOLUÇÃO PARA OS AGENTES E ASSISTENTES DAS MATRÍCULAS 19 E 20, QUE ESTÃO NO FINAL DO CONTRATO, TENDO EM VISTA QUE AS UNIDADES JÁ ESTÃO SEM QUANDROS SUFICIENTE, COM SAÍDA DESTES AGRAVA AINDA MAIS A SITUAÇÃO.

Nenhum comentário: