Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

domingo, 25 de março de 2012

Conheça melhor as obras do Capibaribe Melhor que começam neste sábado

O prefeito João da Costa assina, neste sábado (24), na Rua Maria de Fátima (comunidade do Detran), ordem de serviço para obras que irão mudar a mobilidade entre as zonas Norte e Oeste. O complexo viário, que integra o programa Capibaribe Melhor, inclui a uma nova ponte – a Semiperimetal – e três sistemas de vias interligando, principalmente os bairros da Iputinga e Monteiro. Para o conjunto de obras, serão investidos R$ 43 milhões com recursos da Prefeitura do Recife (PCR) e do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

Veja mais detalhes da obra

Ponte Monteiro/Iputinga - A principal intervenção, que será o eixo de ligação entre as zonas norte e oeste da cidade, é a Ponte Semiperimetral. A nova ponte, que será construída sobre o Rio Capibaribe com extensão de 280 metros e 20 de largura terá duas faixas que funcionarão no sentido Monteiro-Iputinga e duas no sentido inverso. Na Zona Norte, a ponte desembocará na Rua Pinto Campos localizada na Praça do Monteiro e no lado oeste, na Rua Maria de Fátima Soares.

Subsistemas Viários A, B e C - Dividido em três partes, os subsistemas trabalharão toda a questão do acesso à semiperimetral nos bairros próximos ao equipamento nos dois lados do Rio Caíbaribe (direito e esquerdo), possibilitando a mobilidade urbana e a interligação de avenidas importantes com ruas e vias secundárias. Está prevista ainda a criação de duas rótulas. Ações de pavimentação, drenagem, iluminação, adaptação para acessibilidade e sinalização serão executadas nos logradouros.

Abaixo, os trechos que serão trabalhados em cada subsistema:

Subsistema A: (Margem Esquerda) Rua 19 de Abril; Rua Pinto Campos e vias laterais; Rua Tapacurá; Rótula Encanamento/Arraial/ Av. 17 deAgosto; Rótula Rua 19 de Abril/Av. 17 de Agosto, trecho entre as duas rótulas na Av. 17 de Agosto. (Margem Direita) Rua Maria de Fátima Soares; Rua Itapiranga; Via Lindeira ao Rio Capibaribe (entre Rua Itapiranga e Ponte do Barqueiro); Rua Jornalista Possidônio Cavalcanti; RuaJosé Pessoa de Queiroz e Estrada do Barbalho.

Subsistema B: interliga a semiperimetral à Paralela da Caxangá. Percurso: Rua Dom Diamantino Costa, Rua Maria de Fátima Soares e a Rua Pereira Coutinho Filho.

Subsistema C: interliga a semiperimetral ao Parque do Caiara. Percurso: Rua Palmital e prolongamentos; Rua Barão da Soledade; José Anastácio da Silva Guimarães; Rua Leal de Barros (trecho entre as ruas José Anastácio da Silva Guimarães e São Matheus e trecho entre as ruas Palmital e Jose Anástácio da Silva Guimarães); Via Lindeira ao Parque do Caiara (trecho entre a Rua Barão da Soledade e Rua Mauricio de Nassau).

COPA 2014 – Outro fator importante do projeto é a ligação com o Corredor Leste-Oeste, na Caxangá. Dessa forma, a Prefeitura do Recife cria mais uma via de escoamento para o trajeto que desemboca no Terminal Integrado de Camaragibe, de onde recifenses e turistas seguirão para a Arena da Copa.

Fonte:http://www2.recife.pe.gov.br/conheca-melhor-as-obras-do-capibaribe-melhor-que-comecam-neste-sabado/

Nenhum comentário: