Iniciativa vai acelerar o atendimento precoce e diminuir os números de casos

A unidade móvel irá o programa municipal ‘Amigas do Peito', que realizou no ano passado 31 mil exames. A estimativa para 2012 é ampliar esse número para 40 mil, representando um acréscimo de 28,7%. Com o incremento nos serviços, a PCR amplia de R$ 1,2 milhão para R$ 1,7 milhão o investimento para o importante tema.
O resultado do exame sairá em até uma semana. A partir do diagnóstico, as mulheres que apresentarem alguma anormalidade serão encaminhadas para as três unidades de referência na rede municipal (policlínicas Professor Bandeira Filho e Arnaldo Marques; Ambulatório Especializado em Saúde da Mulher), além do hospital Maria Lucinda para os exames mais específicos. Os casos que precisarem realizar punção para biópsia serão levados para o hospital Maria Lucinda – também conveniado à rede municipal -, localizado no bairro do Parnamirim. Com o resultado em mãos e positivos para a doença, as usuárias serão encaminhadas para a rede estadual de referência contemplada pelos hospitais Oswaldo Cruz, Imip, Barão de Lucena, das Clínicas e do Câncer.
Saiba mais sobre a doença
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, estão sendo esperados 2.190 novos casos da doença em Pernambuco. Desse total, 25% (680) somente no Recife. Fatores como a morosidade no atendimento e no tratamento precoce podem contribuir para que as estatísticas aumentem a cada ano. Por isso, a iniciativa da secretaria em oferecer este novo serviço é exatamente acelerar o diagnóstico precoce do câncer de mama na população e, com isso, melhorar a possibilidade de cura nas mulheres do Município.
Fonte:http://www1.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/cotidiano/saude/arquivos/2011/outubro/0038.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário