Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 7 de março de 2012

Exames de mamografia serão ampliados para atender mais rápido as recifenses

 Iniciativa vai acelerar o atendimento precoce e diminuir os números de casos

A Prefeitura do Recife lançará, nesta quinta-feira (8), um serviço inovador na rede municipal de saúde para reforçar a Atenção Integral à Saúde da Mulher. Uma unidade móvel irá realizar exames de mamografia nas usuárias que necessitarem do procedimento solicitado pelos médicos das 122 Unidades de Saúde da Família (USF) na capital pernambucana. O veículo irá circular em todo o Município até o final do ano. O serviço pretende oferecer 720 exames por mês, com uma média de 80 procedimentos por dia. O lançamento acontecerá na Policlínica Professor Salomão Kelner, localizada em Água Fria, na quinta-feira, a partir das 9h.

A unidade móvel irá o programa municipal ‘Amigas do Peito', que realizou no ano passado 31 mil exames. A estimativa para 2012 é ampliar esse número para 40 mil, representando um acréscimo de 28,7%. Com o incremento nos serviços, a PCR amplia de R$ 1,2 milhão para R$ 1,7 milhão o investimento para o importante tema.

O resultado do exame sairá em até uma semana. A partir do diagnóstico, as mulheres que apresentarem alguma anormalidade serão encaminhadas para as três unidades de referência na rede municipal (policlínicas Professor Bandeira Filho e Arnaldo Marques; Ambulatório Especializado em Saúde da Mulher), além do hospital Maria Lucinda para os exames mais específicos. Os casos que precisarem realizar punção para biópsia serão levados para o hospital Maria Lucinda – também conveniado à rede municipal -, localizado no bairro do Parnamirim. Com o resultado em mãos e positivos para a doença, as usuárias serão encaminhadas para a rede estadual de referência contemplada pelos hospitais Oswaldo Cruz, Imip, Barão de Lucena, das Clínicas e do Câncer.
Saiba mais sobre a doença

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, estão sendo esperados 2.190 novos casos da doença em Pernambuco. Desse total, 25% (680) somente no Recife. Fatores como a morosidade no atendimento e no tratamento precoce podem contribuir para que as estatísticas aumentem a cada ano. Por isso, a iniciativa da secretaria em oferecer este novo serviço é exatamente acelerar o diagnóstico precoce do câncer de mama na população e, com isso, melhorar a possibilidade de cura nas mulheres do Município.

Fonte:http://www1.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/cotidiano/saude/arquivos/2011/outubro/0038.html

Nenhum comentário: