Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sábado, 23 de março de 2013

Alimentos essenciais na mesa dos corredores



Exames médicos em dia, tênis adequado, treinamento definido. Isso é tudo que um corredor precisa? Ainda não. O que se come tem reflexo decisivo no desempenho de quem corre. Uma alimentação adequada não só oferece os nutrientes básicos como também equilibra as necessidades energéticas, permite uma melhor recuperação no pós-treino e reduz a ação dos radicais livres.
 
Que tal, então, fazer algumas mudanças no prato? Mudanças, não, ajustes. Afinal, a dieta de um corredor de rua não é muito diferente da que é considerada saudável. No geral, não podem faltar vitaminas, proteínas e carboidratos, sempre de forma balanceada em termos de quantidade e qualidade. Frutas, verduras e legumes também são itens obrigatórios no carrinho de compras de um atleta.
 
Se você pratica corrida de rua ou mesmo na academia, com auxílio da esteira, confira algumas dicas e receitas para incorporá-las à sua dieta e ao seu cardápio:
 
Macarrão integral: Rico em carboidratos, o macarrão é uma ótima fonte de energia para atletas. Sua versão integral contêm mais fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e promovem sensação de saciedade, vitaminas B essenciais para o metabolismo de energia e ainda substâncias que ajudam a combater doenças. Mas, atenção! Como a fibra demora mais para ser digerida, não escolha o prato antes do treino, ele poda causar desconforto durante a atividade.
 
Ovos: O ovo é considerado um alimento nutricionalmente completo. É uma fonte riquíssima em proteínas e uma unidade contém cerca de 30% do valor diário recomendado de vitamina K, essencial para a saúde dos ossos. Escolha ovos enriquecidos com ômega 3 para aumentar o consumo de gorduras saudáveis. Ao prepará-los fritos prefira uma frigideira antiaderente, ela ajuda a reduzir a gordura.
 
Batata doce: Possui muito mais vitaminas que as batatas simples e é uma ótima fonte de ferro e minerais. Muitos corredores não atingem sua cota de manganês e cobre, o que pode prejudicar seu desempenho já que esses minerais são essenciais para o bom funcionamento dos músculos. Não guarde a batata doce na geladeira, pois perde o sabor.
 
Iogurte desnatado: É uma boa fonte de proteína e cálcio. As versões desnatadas que contém lactobacilos vivos oferecem as bactérias saudáveis que seu sistema digestivo precisa para funcionar regularmente. Essas bactérias do bem também podem apresentar poder anti-inflamatório e oferecer alívio para quem sofre de artrite.
 
Laranja: Excelente fonte de potássio, essencial para boa formação do sangue e dos músculos. Fornece mais de 100% do valor diário de vitamina C (antioxidante) e ajuda a reduzir os níveis de colesterol e pressão alta. Para garantir menos dores musculares depois de treinos pesados, aqueles que incluem grandes subidas, inclua a fruta no seu dia a dia!
 
More about Priscilla Costa

Nenhum comentário: