Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Jarbas: “Governo quer criar fidelidade pirata”


SENADOR é contrário à janela para troca de partido
RICARDO DANTAS BARRETO


Contrário à flexibilização da fidelidade partidária, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) avalia que o apoio do Governo Lula à janela para a troca de legenda “é uma piada de mau gosto”. Ao discursar na tribuna do Senado, o peemedebista disse que o Planalto quer criar “uma fidelidade partidária pirata”. “Pois é isso que significa a sugestão de abrir um espaço de 30 ou de 60 dias para a troca escancarada de partido, permitindo que o político possa pular a cerca sem problemas”, protestou. “Nunca na história deste País um Governo incentivou tanto a infidelidade e a fragmentação partidária, implantando um verdadeiro balcão de negócios”, acrescentou.

Na visão de Jarbas, falar em excessão e motivação ideológica para mudar de legenda é muito vago. “Falta consistência para a defesa dessa janela para a traição, o que indica que houve forte pressão por parte da base governista, em especial na Câmara dos Deputados, para a inclusão desse absurdo”, bradou.

A fala de Jarbas coincidiu com a manutenção das regras mais rígidas, ontem, no Supremo Tribunal Federal (STF). E aproveitou para criticar a falta de interesse da Câmara dos Deputados em aprovar a Reforma Política. “Falaram em fatiar a reforma, e qual a primeira proposta a ser colocada? A flexibilização. É por essas e outras que o Poder Judiciário vem sendo obrigado a legislar no Congresso Nacional... Com todo o respeito que tenho àquela Casa, a Câmara dos Deputados se transformou, infelizmente, num sepulcro da Reforma Política”, disse.

O senador reclamou que o anteprojeto criado pela comissão especial mista “foi jogado na gaveta”, sendo “um desperdício de tempo, de recursos e da inteligência dos integrantes”. E, segundo ele, ao final só restou a proposta do financiamento público das campanhas. “A leitura só poderia ser uma: os parlamentares só estão interessados em dinheiro”, arrematou.

Fonte: www.folhape.com.br

Nenhum comentário: