Desde setembro, a Cidade vive dias ensolarados e noites agitadas pelos primeiros acordes do carnaval.
O verão começou em setembro no Recife. A partir do dia 7 e até a quarta-feira de cinzas do Carnaval de 2010, a Cidade só terá dias ensolarados, céu quase sem nuvens e noites agitadas. Além da praia, com suas águas tépidas, a grande pedida da estação é a própria história da Cidade, contada por sua arquitetura e arte - igrejas centenárias, museus, casario antigo e uma variada programação de shows de música e teatro. Sem contar que, já a partir de outubro, os recifenses começam a respirar o clima carnavalesco. Tanto nas ruas quanto nos grandes blocos. O Galo da Madrugada, por exemplo, agora promove eventos semanais em sua sede.
A temporada é uma boa oportunidade para passeios por lugares da Cidade não tão conhecidos como as praias. Mas cheios de atrações e história. O Bairro do Recife, entre o Rio Capibaribe e o Oceano Atlântico, é um bom exemplo. O lugar - antiga sede da administração da Capitania por decisão dos holandeses, em 1631 - é uma amostra das diversas fases da evolução urbana recifense. Com seus monumentos de inestimável valor arquitetônico e histórico, o Bairro do Recife passou por um grande processo de restauração e hoje abriga, além de prédios antigos, empresas de Tecnologia da Informação, bares, casas noturnas, restaurantes e feira de artesanato. É lá que estão a primeira Sinagoga da América Latina e o Marco Zero - palco de freqüentes shows gratuitos de música e dança promovidos pela Prefeitura do Recife.
Também no centro estão os bairros de São José e Santo Antônio. A ocupação dessas áreas deu-se no começo do século XVII, quando os franciscanos começaram a levantar o Convento de Santo Antônio (1606). Como a ligação com o Bairro do Recife se fazia por pequenas embarcações, o desenvolvimento urbano foi lento. A ocupação holandesa, no entanto, desenvolveu o bairro. A partir do século XVIII surgiu o casario que caracteriza o local. O processo de urbanização, na década de 40, não destruiu completamente a arquitetura original e atualmente a área apresenta um acervo considerável de edificações antigas do século XVIII, XIX e do início do século XX. O traçado original foi, de certa forma, preservado: ruas estreitas, becos e vielas tortuosas que se abrem, de vez em quando, em pátios. Nesses dois bairros, estão localizados vinte e quatro edifícios de grande valor histórico e cultural: igrejas, casario e até um forte militar.Uma boa opção para visitas é a Oficina Brennand. O espaço abriga um conjunto arquitetônico monumental com peças do internacionalmente consagrado artista plástico Francisco Brennand. De lá, uma esticada para o Instituto Ricardo Brennand. O local é uma réplica de um castelo medieval e traz um acervo de livros raros e obras de arte das mais diversas procedências e épocas, coleção de armas brancas, uma das mais importantes do mundo, e o maior acervo de obras de Frans Post sobre o Brasil holandês.
O turista também pode fazer uma viagem pelo mundo verde das praças do Recife. A Cidade tem a maior quantidade de projetos paisagísticos assinados por Burle Marx, que podem ser apreciados nos jardins da Praça da República e do Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo Estadual, da Praça do Derby e da Praça da Vitória Régia. O Recife foi palco das primeiras obras deste artista que projetou jardins em lugares como Genebra, Paris, Viena e Washington. Outro passeio imperdível são os de jangada. Navegue nas águas tranqüilas de Boa Viagem, uma das praias urbanas mais lindas do Brasil. Banhe-se nas suas piscinas naturais de águas mornas.
O começo do verão tem espaço para Carnaval no Recife. Caia no passo na sede do maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada. Toda semana, o Palácio Enéas Freire recebe artistas locais para mostrar aos turistas e recifenses o frevo, o maracatu e o caboclinho.
Deslizar pelo Rio Capibaribe a bordo de um catamarã e apreciar o inesquecível cenário do centro do Recife, com as suas velhas pontes, manguezais, monumentos e paisagens é também inesquecível. Outra dica é desfrutar do maior parque de mergulho do País e conhecer as belezas do fundo do mar. O Recife é a capital brasileira de mergulho de naufrágios.
Para conhecer a Cidade a bordo de duas rodas, o turista poderá fazer um passeio de bicicleta pelas ruas do Recife. O passeio acontece todas as noites da semana, exceto nas sextas-feiras. Para continuar no clima dos exercícios e não perder o ritmo, outra boa pedida é a Academia da Cidade na praia de Boa Viagem e no Parque da Jaqueira, além do golfe no Caxangá Golf & Country Club e das trilhas ecológicas no Jardim Botânico.
Uma visita ao Complexo Cultural Pátio de São Pedro também não pode faltar. São várias casas dedicadas à cultura e um moderno centro de designer. Como exemplos, o Memorial Chico Science, um espaço dedicado ao criador do movimento musical manguebeat; o Memorial Luiz Gonzaga, que tem como objetivo preservar e divulgar o legado do Rei do Baião; e o Museu de Arte Popular, com mais de 400 obras que fazem referência à geografia da produção artística do Nordeste brasileiro.
Caia na noite e aproveite para descobrir o motivo pelo qual o Recife é considerado o maior polo gastronômico do Norte Nordeste. A capital pernambucana conta com uma magnífica oferta de bares e restaurantes e oferece pratos de culinárias das mais diversas. A noite recifense é animada por bandas autorais, shows de garçons cantores e pelo agito de modernas boates.
Reserve espaço na sua mala para fazer compras nos centros comerciais da Cidade, como o Shopping Recife, o Mercado de São José, que têm de tudo um pouco, do artesanato às ervas medicinais, e a Casa da Cultura, centro de comercialização artesanal instalado em prédio onde funcionou a antiga Casa de Detenção do Recife (1850).
As tardes de sábado poderão ser dedicadas aos mercados públicos da Encruzilhada, Madalena e da Boa Vista, para se conhecer a gastronomia local. É um hábito do recifense frequentar esses lugares para se deliciar com a culinária e ainda escutar uma boa música. Outra boa dica, tanto para adultos quanto para as crianças, é o Mirabilândia. Ele é o terceiro maior parque de diversões do Brasil, e conta com brinquedos nas categorias radicais, infantis, aterrorizantes e familiares.
Para uma viagem ao passado e à cultura regional, imperdível visitar o Museu do Homem do Nordeste, um dos mais importantes museus histórico-antropológicos do Brasil; o Museu do Estado, instalado em um antigo palacete do século XIX; o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, centro de referência da produção moderna e contemporânea das artes visuais brasileiras. A Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre guarda registros da vida e do acervo do mestre de Apipucos, Gilberto Freyre, autor de obras como Casa-Grande & Senzala e Sobrados e Mocambos. O Museu da Cidade abriga importante acervo de imagens sobre a história urbana e social do Recife. Além de visitar o Poço da Panela, um dos mais antigos e bucólicos bairros do Recife e seus muitos ateliês de artistas plásticos.
Além de tudo isso, o Recife tem muito agito para divertir todas as tribos com boas opções de roteiros e um olhar todo especial à diversidade. Um local muito visitado pelo público LGBT é a Galeria Joana D’Arc, um consagrado reduto dos descolados.
Fonte: http://www.recife.pe.gov.br/2009/10/20/verao_comeca_mais_cedo_no_recife_169031.php
Servirços:
Oficina Brennand – Propriedade Santos Cosme Damião, s/n, Várzea. 81 3271.2466. Funcionamento: De segunda a quinta-feira, das 8h às 17h; sextas, das 8h às 16h.
Instituto Ricardo Brennand –Alameda Antônio Brennand, s/n, Várzea. 81 2121.0352. Funcionamento: De terça a domingo, das 13h às 17h.
Passeios de jangada – Saídas do Primeiro Jardim de Boa Viagem – Avenida Boa Viagem (na altura do número 560), Pina. 81 3327.0724. Funcionamento: De segunda a domingo.
Quinta no Galo – Sede do Palácio Enéas Freire – Rua da Concórdia, 984, Bairro de São José. 81 3224.9615. Funcionamento: A 2ª e a 4 ª quinta-feira do mês, das 20h às 23h.
Passeio de Catamarã – Cais das Cinco Pontas. Saídas diárias do Bar do Catamarã, às 16h e 20h.Mirabilândia – Avenida Agamenon Magalhães, s/n, Salgadinho. 81 3207.8000. Funcionamento: Todos os dias, das 15h às 21h.
Mergulho no Parque de Naufrágios do Recife – Aquáticos: Cais das Cinco Pontas, s/n, Bairro de São José. 81 3424.5470 / Projeto Mar: Rua Padre Bernardino Pessoa, 410, Boa Viagem. 81 3326.0162 / Seagate: Avenida Herculano Bandeira, 287, Pina. 81 3328.4712
Passeio de bicicleta – Recife Bike Night Sul- Avenida Antônio de Góes, 183, Pina. 81 3326.6646. Todas as quintas-feiras, às 20h30.
Caxangá Golf & Country Club – Avenida Caxangá, 5362, Iputinga. 81 3271.1422. Funcionamento: De terça a domingo, das 8h às 20h.
Academia da Cidade – Segundo Jardim da Avenida Boa Viagem. Funcionamento: Todos os dias, das 5h30 às 8h30 e das 17h30 às 20h30.
Parque da Jaqueira - Entre a Avenida Rui Barbosa e Rua do Futuro, Jaqueira. Funcionamento: Diariamente, das 5h às 23h.
Jardim Botânico do Recife - Às margens da BR 232, Curado. Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 15h30.
Memorial Chico Science – Pátio de São Pedro, Casa 21, Bairro de São José. 81 3232. 2486. Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Memorial Luiz Gonzaga – Pátio de São Pedro, Casa 35, Bairro de São José. 81 3232.2965. Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Museu de Arte Popular – Pátio de São Pedro, Casas 45 e 49, Bairro de São José. Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Shopping Recife – Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem. 81 3464.6000. Funcionamento: De segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 12h às 22h.
Mercado de São José – Praça Dom Vital, s/n, São José. 81 3232.2319. Funcionamento: De segunda a sábado, das 6h às 18h, e domingo, das 6h às 12h.
Mercado da Madalena – Rua Real da Torre, 270, Madalena. 81 3445.1170. Funcionamento: De segunda a sábado, das 6h às 18h, e domingo, das 6h às 13h.
Mercado da Encruzilhada – Rua Doutor José Maria, s/n, Encruzilhada. 81 3427.6182. Funcionamento: De segunda a sábado, das 6h às 18h, e domingo, das 6h às 13h.
Mercado da Boa Vista – Rua de Santa Cruz, s/n, Boa Vista. 81 3421.1171. Funcionamento: De segunda a sexta, das 6h às 18h, sábado, das 6h às 20h, e domingo, das 6h às 13h.
Casa da Cultura – Rua Floriano Peixoto, s/n, Santo Antônio. 81 3224.2850. Funcionamento: De segunda a sexta., das 9h às 19h, sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 9h às 14h.
Museu do Homem do Nordeste – Avenida 17 de agosto, 2187, Casa Forte. 81 3073 6340. Funcionamento: De segunda a sexta, das 8h30 às 17h.
Museu do Estado – Avenida Rui Barbosa, 960, Graças. 81 3427.9322. Funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 17h, e sábado e domingo, das 14h às 17h.
Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Rua da Aurora, 265, Bairro do Recife. 81 3232.5399. Funcionamento: Terça e de quinta a domingo, das 13h às 19h; e quarta, das 9h às 19h.
Casa Museu Magdalena e Gilberto Freyre – Rua Dois Irmãos, 320, Apipucos. 81 3441.1733. Funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 16h30.
Museu da Cidade do Recife – Praça das Cinco Pontas, s/n, São José. 81 3232.2812. Funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 17h, e de sábado a domingo, das 13h às 17h.
Museu do Homem do Nordeste – Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte. 81 3073 6340. Funcionamento: De segunda a sexta, das 8h30 às 17h, sábado e domingo, das 13h às 17h.
Galeria Joana D’Arc – Avenida Herculano Bandeira, 513, Pina. 81 3325.0862. Funcionamento: Todos os dias, a partir das 18h.
Fotos em alta resolução podem ser obtidas no seguinte endereço: http://www.recife.pe.gov.br/2008/03/26/mat_161399.php
Mais informações
Timbro Comunicação
11-32534542
www.timbro.com.br
Fonte:http://www.recife.pe.gov.br/2009/10/20/servico_169032.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário