Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

domingo, 21 de outubro de 2012

Presença feminina nos poderes Executivo e Legislativo aumentou no estado

Prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, é uma das 17 prefeitas eleitas nesta ano no estado (Cícero Sobral / Divulgação)
Prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, é uma das 17 prefeitas
eleitas nesta ano no estado
A política pernambucana estará um tanto mais feminina a partir do próximo ano, principalmente nas câmaras municipais. O fenômeno é um reflexo das urnas, no último dia 7, quando nada menos do que 25,4% mais mulheres foram eleitas nos municípios do estado. O número de representantes, com isso, passou de 212 para 266 nos legislativos. Um quadro, de certa forma, diferente do registrado nas prefeituras.

Nos Executivos, vale ressaltar, se não houve crescimento, também não foram registradas baixas. Eram 17 mulheres em 2008 chefiando prefeituras municipais e o número foi mantido neste ano. Delas, três conseguiram renovar o mandato. Eugênia Araújo (PSD) foi reeleita em Betânia, com 58,35% dos votos; Rorró Maniçoba (PSB), em Floresta, com 51,24%, e Cida (PSB), em Solidão, com o aval de 61,52% da população.

A elevação do número de mulheres no poder foi verificada também no Recife, o principal colégio eleitoral do estado. Na capital, o time feminino ganhou dois novos postos na Câmara Municipal. Atualmente a Casa conta com quatro vereadoras: Priscila Krause (DEM), Aline Mariano (PSDB), Marília Arraes (PSB) e Vera Lopes (PPS), sendo que esta última não foi reeleita.

As eleitas para a Câmara do Recife incluem, além de Priscila, Aline e Marília, as vereadoras Michele Collins (PP), Isabella de Roldão (PDT) e Irmã Aimée (PSB). A próxima legislatura, vale lembrar, também teve a contribuição de duas novas vagas, passando de 37 para 39 no total. A legislação determina que 30% das vagas para candidatas sejam reservadas para as mulheres nas eleições proporcionais.
 

Nenhum comentário: