Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sábado, 5 de janeiro de 2013

Pernambuco terá quase 14 mil vagas em cursos gratuitos

O governador Eduardo Campos acredita que é hora de capacitar a
 mão-de-obra que deve trabalhar nas grandes obras no Estado
Foto: Marília Banholzer/NE10
O Governo do Estado lançou nesta sexta-feira (4), no salão de eventos do Centro de Convenções de Pernambuco, o Projeto Novos Talentos 2013, que oferecerá 13.957 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional. O projeto é resultado de uma parceria com o Sistema S, através da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), além do Senai, Senac e Sest/Senat.

Desse total de vagas que serão oferecidas até o fim deste ano, 4.457 (Senai) são de qualificação no setor industrial, 5.500 na área de Comércio e Serviço (Senac), e 4 mil na área de transportes (Sest/Senat). Os cursos têm carga horaria de 160h a 400h, e beneficiarão pessoas com idade mínima de 18 anos. Os interessados podem ter concluído o ensino fundamental ou estar cursando a 8ª e 9ª séries. Também serão contemplados os integrantes do programa Governo Presente, da Fundação Terra, da Secretaria da Mulher, além de turmas formadas pela Secretaria Executiva de Ressocialização.

As inscrições serão realizadas semanalmente através do
site da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. Os cronogramas com os cursos oferecidos serão divulgados todas as segundas-feiras pela secretaria, com informações dos cursos, municípios, endereço, data de matrícula e início das aulas. Os primeiros cursos já estão disponíveis no site da STQE.
As vagas oferecidas pela Senai vão atender 14 municípios pernambucanos. Já as oportunidades ofertadas pelo Senac atendem a população de 25 cidades do Estado, enquanto as vagas do Sest/Senat são destinadas para 80 municípios. Entre os cursos oferecidos pelos órgão educacionais estão: motorista de transporte coletivo e de carga, auxiliar de limpeza, ajudante de obras, ajustador mecânico, armador de ferragem, assistente de administração, auxiliar administrativo, auxiliar de recusos humanos, caldeireiro, montador, carpinteiro, auxiliar de cozinha, recepcionista e muito mais.

Durante a solenidade de lançamento do projeto, o governador Eduardo Campos ressaltou que o esforço conjunto com o Sistema S é necessário para que as pessoas sejam bem capacitadas, dando-lhes oportunidade de ingresso no mercado de trabalho. "Precisamos elevar a qualidade e a produtividade da mão-de-obra que forma a economia brasileira, e isso só é possível através do conhecimento", ressaltou.

Nenhum comentário: