Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quinta-feira, 20 de março de 2014

Com três expulsões, Meira Ricci rouba cena no clássico entre Santa e Sport

Árbitro, único brasileiro que apitará nesta Copa do Mundo, aplicou dois vermelhos para zagueiros do Santa Cruz ainda no 1º tempo e teve atuação muito criticada
 
Léo Gamalho, Neto Baiano, Raul, Felipe Azevedo, Luciano Sorriso, Patric. Todos esses jogadores poderiam ser o grande personagem do clássico decisivo, que terminou com a vitória do Sport por 2 a 1 diante do Santa Cruz, na noite desta quarta-feira, no Arruda, valendo uma vaga na final da Copa do Nordeste. No entanto, quem chamou mais atenção não vestia nem a camisa rubro-negra, nem a tricolor. Estava, sim, de amarelo: Sandro Meira Ricci, único árbitro brasileiro que participará da Copa do Mundo.

 
 Só no primeiro tempo ele foi protagonista em pelo menos três lances críticos – dois deles decisivos: as expulsões dos zagueiros do Santa, Everton Sena, e Leandro Souza. Houve ainda um pênalti muito contestado em favor do Sport. No segundo tempo, Ricci ainda expulsaria mais um ao mostrar o cartão vermelho, também duvidoso, para o atacante Felipe Azevedo.

 
A participação do árbitro roubou a cena ainda nas arquibancadas, quando os torcedores corais praticamente esqueceram os atletas e voltaram críticas e ironias para ele. A cada falta marcada, os gritos de "expulsa" eram proferidos, assim como "expulsa mais um", que talvez tenha sido a frase mais gritada no Arruda, na noite desta quarta-feira.

 
sandro meira ricci santa cruz x sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Meira Ricci expulsou dois zagueiros do Santa e Felipe Azevedo, do Sport
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
 
 
 
Os problemas de Sandro Meira Ricci na partida começaram aos 20 minutos do primeiro tempo, quando o zagueiro do Santa Cruz, Everton Sena, disputou a bola de forma ríspida com Neto Baiano e na sequência com Danilo. Os dois rubro-negros ficaram caídos no chão e o zagueiro coral ganhou o cartão vermelho direto.

 
Dez minutos depois, Ricci voltou a aparecer. Felipe Azevedo caiu na área ao disputar uma bola com o zagueiro Leandro Souza, o substituto de Sena, e o pênalti foi marcado. Souza recebeu o cartão amarelo. Dez minutos depois, o zagueiro voltou a ser advertido e também foi expulso após uma entrada dura em Durval.

 
Com dois jogadores a menos, os tricolores se revoltaram. O técnico Vica detonou a atuação do árbitro ao fim do primeiro tempo e chegou a questionar a participação do árbitro na Copa do Mundo.

 
- Vai ser bem feito para a Copa do Mundo. Isso é uma vergonha. Estamos mal de arbitragem. Essa cara vai para a Copa do Mundo ainda? 

 
O atacante Léo Gamalho, autor do gol tricolor, preferiu ser um pouco mais comedido e até chegou a isentar o árbitro.

 
- A gente ainda está com os ânimos a flor da pele. Está tudo muito recente e procuro não me apegar ao juiz, porque ele é humano e todo mundo é sujeito a erro. Não acredito em má fé das pessoas. É um árbitro Fifa e deve ter feito muita coisa no futebol para estar na Copa do Mundo. Se ele fez o melhor dele a gente fica contente. Se ele voltar a apitar algum jogo nosso que ele possa ser feliz e faça uma boa arbitragem.

 
O comentarista de arbitragem da Globo Nordeste, Wilson Souza de Mendonça, também criticou a atuação de Ricci no Clássico das Multidões.

 
- Criou-se uma expectativa muito grande sobre o Sandro Meira Ricci em achar que ele é infalível. Ele teve a infelicidade de estar mal posicionado ao marcar o pênalti erradamente e punir o zagueiro Leandro Souza no primeiro amarelo. Foi uma cascata de erros até depois acabar expulsando o Leandro Souza numa jogada que era mesmo para cartão amarelo. A outra expulsão, não. Ela foi correta por conta dos dois lances.
 

Nenhum comentário: