Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

domingo, 3 de julho de 2016

Associação Brasileira de Advogados Criminalistas divulga nota em defesa da categoria



A ABRACRIM - Associação Brasileira de Advogados Criminalistas – divulgou uma nota em que defende a atuação dos profissionais da área. Advogados de todo o país têm relatado casos em que são apontados como inidôneos por defenderem pessoas acusadas de crimes diversos.  “O advogado não pode ser confundido com seus clientes, nem estigmatizado por esgotar, em favor deles, todos os recursos legais defensivos, vez que é a própria sociedade que exige que apenas o verdadeiro culpado seja punido e, assim mesmo, no seu exato grau de culpa”, diz a nota. 


O presidente da entidade, Elias Mattar Assad, salienta que é a própria Constituição Federal que garante a todo cidadão o direito de receber defesa por um advogado, e que este deve trabalhar sem o menor temor. “Não se pode insinuar que profissionais da área  estariam ‘descredenciados’ para exercício de cargos públicos ou partidários por terem este ou aquele cidadão como cliente”, afirma. 


A nota foi escrita em repúdio a uma reportagem publicada na plataforma digital do jornal "O Estado de São Paulo", na manhã deste domingo (27/06/2016), que associa o regular exercício da profissão de advogado criminalista, com inidoneidade. A reportagem insinua que um advogado não teria suficiente lisura para comandar um partido político por ter, entre seus clientes, traficantes e assassinos. 


A reportagem de “O Estado de São Paulo” cita que o advogado criminalista Jaime Fusco é presidente do PMB e articulador do partido, mas insinua que o fato de ele defender, perante a Justiça, os traficantes conhecidos como Nem e Coelho, além de um suspeito de assassinato, o descredenciaria para a política. O texto revoltou os presidentes estaduais da ABRACRIM em todo o país. O presidente da entidade no Rio de Janeiro, advogado James Walker Junior, chegou a questionar: “Seria o caso de um médico também não poder salvar a vida de uma pessoa porque suspeita que ela seja bandida? Claro que não, isso é uma ironia. Pois o mesmo se aplica ao trabalho do criminalista”, compara Walker. 


Os dirigentes da ABRACRIM se mobilizaram durante todo o domingo em protestos contra o conteúdo da reportagem e o presidente nacional da entidade redigiu a nota, que foi aprovada e divulgada no site da Associação e nas redes sociais, em páginas da entidade e também nos perfis pessoais dos advogados associados. 

Acompanhe a íntegra da nota:


Jornal "O Estado de São Paulo" ofendeu a advocacia criminal brasileira.

 

Nota Pública 


A ABRACRIM-Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, ante o contido em atípica matéria jornalística postada na plataforma digital do jornal "O Estado de São Paulo", na manhã deste domingo (27/6/2016), que associa o regular exercício da profissão de advogado criminalista, com "inidoneidade", a ponto de insinuar que profissionais da área  estariam "descredenciados" para exercício de cargos públicos ou partidários, vem observar que é a nossa Constituição Federal, em seu artigo 133, que torna indispensável a atuação da advocacia, impondo seu exercício pleno com destemor. 


Portanto, o advogado não pode ser confundido com seus clientes, nem estigmatizado por esgotar, em favor deles, todos os recursos legais defensivos, vez que é a própria sociedade que exige que apenas o verdadeiro culpado seja punido e, assim mesmo, no seu exato grau de culpa!


Como a matéria não menciona qualquer atitude antiética do profissional por ela focado, que é respeitado em nosso meio, está menosprezando pessoas pelas suas virtudes!


Pelo relevo social, advocacia e jornalismo, entre todas as profissões exercidas com honestidade de propósitos, merecem respeito!


A advocacia sempre lutou e lutará pelas liberdades profissionais, mormente dos jornalistas, que quando são perseguidos e processados, procuram um dos nossos para a defesa! 


É a nota para o resgate do respeito aos profissionais da advocacia criminal brasileira. 

 

Curitiba, 26/6/2016.

 

ABRACRIM-Nacional 

Elias Mattar Assad

Presidente 

 

ABRACRIM-RJ

James Walker

Presidente


Nenhum comentário: