Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sábado, 15 de maio de 2010

Makeover político

Mudanças estéticas marcam o período pré-eleitoral dos três principais candidatos à Presidência da República

Julia Reis e Paula Balsinelli, iG São Paulo
14/05/2010 19:35


Não são apenas programas de governo que um candidato apresenta durante uma campanha política. A boa imagem também ajuda na conquista de votos. “Um visual mais jovem e descansado passa a ideia de vitalidade. É como se a pessoa tivesse mais disposição para trabalhar”, garante o cirurgião plástico Alexandre Senra, que atende parte dessa clientela em São Paulo e Belo Horizonte.


Serra e as bolsas sob os olhos em 2001


E se uma aparência bacana joga a favor dos políticos, os presidenciá- veis Dilma Rousseff, 62, e José Serra, 68, fizeram a lição de casa. Ou pelo menos, tentaram. A petista não costuma falar sobre o assunto, mas as mudanças em seu rosto são evidentes desde janeiro de 2009. “Ela passou por uma ritidoplastia, que melhora o aspecto geral da face ao suspendê-la. A cicatriz fica atrás e na frente da orelha”, explica Senra ao observar fotos da candidata.


O tucano, por sua vez, anda apostando no sorriso fácil, tudo para compensar o visual levemente cansado que persiste mesmo depois da remoção parcial das bolsas que ficavam embaixo dos olhos, em 2002.


A cirurgia feita em José Serra é uma das mais pedidas pelos políticos, segundo Alexandre Senra, que lista outros procedimentos recorrentes: lipoaspiração da papada, aplicação de toxina botulínica e preenchimento de rugas e marcas de expressão.



Mas apesar da variedade em tratamentos, Marina Silva, 52, segue na disputa totalmente “ao natural” - e nem batom ela usa. Em diversas oportunidades a candidata declarou ser alérgica a maquiagens e tinturas para cabelos. Segundo Senra, a imagem dela pode ser melhorada com aplicações de laser para diminuir as olheiras e preenchimento ao lado da boca.


José Serra, 68 anos, PSDB




O que fez:





Cirurgia para remoção de bolsas embaixo dos olhos, em 2002. Mesmo assim ainda aposta na maquiagem para disfarçar as olheiras em aparições públicas. O comportamento do pré-candidato também passou por revisão. “Ele sempre foi uma pessoa sisuda e fechada, mas vem trabalhando isso há algum tempo, tentando sorrir mais”, diz a consultora de imagem Silvana Bianchini, da Dress Code, que orienta políticos e empresários.



O que dizem os especialistas:




Os olhos ainda são o ‘calcanhar de Aquiles’ de Serra. Apesar da plástica que retirou excesso de pele e gordura da região, é consenso que o presidenciável tem muito que trabalhar para deixar a expressão mais positiva. “É possível melhorar ainda mais a área dos olhos”, avalia Alexandre Senra. O consultor político Carlos Manhanelli concorda que a operação não foi suficiente. “O que ameniza é o pancake, a maquiagem”, diz.


Dilma há dois anos, antes da mudança radical


Dilma Rousseff, 62 anos, PT




O que parece ter feito:




Um pacote de modifica- ções, que inclui: cirurgia para correção das pálpebras caídas e bolsas embaixo dos olhos; ritidoplastia, procedimento que puxa a pele e dá uma forma mais jovem ao rosto; retirada do acúmulo de gordura na área do pescoço e queixo.




Além da cirurgia, outras mudanças foram determinantes para o novo visual, como a retirada dos óculos, a correção dos dentes e a coloração e corte de cabelo, agora mais curto, ruivo e moderno.




O que dizem os especialistas:




Não faltam comparações: “Ela e a dona Marisa estão com a mesma cara”, avalia Silvana Bianchini. “Pegue a foto de Zélia Cardoso de Mello. É cara de uma e focinho da outra”, critica Manhanelli. “A Dilma mudou o rosto tentando ficar mais jovem, mas o ideal era deixá-la com um ar de mãe e até avó, que vai cuidar dos pobres, com uma visão mais social”, completa o consultor.




Cirurgião, Senra é mais otimista e faria até alguns ajustes extras. “Em comparação com o 'antes', a Dilma melhorou. Mas ainda é possível ter novos resultados ao redor da boca: um pouco de preenchimento eliminaria discretamente esses vincos”, recomenda.


Para o hairstylist Matheu Vieira, do salão Studio W, o cabelo de Dilma merece retoque. “Sugiro castanho dourado ou acobreado com mechas sutis. Assim pareceria mais tratado”, diz.






Marina há três anos. Ex-ministra tem a pele "boa"


Marina Silva, 52, PV




O que fez:




Nada invasivo. É conhecida pelo visual “cara limpa”, sem maquiagem. Usa acessórios feitos de sementes e hoje em dia não deixa de prender o cabelo longo em forma de coque.




O que dizem os especialistas:


“A Marina tem a pele boa, não precisaria fazer nenhuma plástica, apenas alguns procedimentos estéticos”, avalia o cirurgião Alexandre Senra, que indica: laser para diminuir olheiras, preenchimento nos sulcos próximos aos lábios e toxina botulínica entre as sobrancelhas.




Para Silvana Bianchini, a candidata está no caminho certo e com visual coerente ao seu estilo de vida, mas poderia se cuidar mais. “Desleixo também não pode. Um óculos bacana e marcante mostraria mais atualização modernidade”, diz. “Falta um pouco de poder na imagem dela”, completa.


Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/makeover+politico/n1237619982908.html

Nenhum comentário: