A Central de Transplantes de Pernambuco (CTPE) promove mais uma ação para cadastrar novos doadores de medula óssea. Dessa vez, a iniciativa será realizada na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), localizada no bairro da Boa Vista, das 8h às 17h. A ação se estende até a quarta-feira (15). A expectativa é cadastrar 700 novos doadores durante esses três dias.
O cadastro é simples. A pessoa que quiser ser doadora de medula preenche uma ficha com dados pessoais e tem um pouco de seu sangue coletado. Esse material é analisado por meio do exame HLA, que identifica a compatibilidade genética.Essas informações são enviadas para o Registro de Doadores Voluntários de Medula (Redome).
Se por compatível com algum paciente, o doador é convocado para comparecer a uma unidade de saúde, onde é realizada a coleta. Existem duas formas de doar a medula. A primeira é semelhante à doação de sangue. Já a segunda exige um procedimento mais delicado, e demanda que o doador fique internado por até um dia.
Serviço
Registro Nacional para Doadores de Medula Óssea
Até quarta (15), das 8h às 17h
Na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)
Com informações da Assessoria
Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/noticias-geral/33-destaque-noticias/590596-possiveis-doadores-de-medula-ossea-podem-se-cadastrar-ate-esta-quarta
Um comentário:
Os transplantes de medula óssea cresceram 57,51% nos últimos sete anos. Seja um doador voluntário e faça esse número aumentar. Saiba como ser um doador de medula. É simples, rápido e não dói.
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou http://www.formspring.me/minsaude
Postar um comentário