Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sábado, 16 de março de 2013

Modelos de requerimentos de desfiliação partidária (desligamento)

Amigos e Amigas internautas, o vídeo abaixo explica os procedimentos da desfiliação partidária, este se encontra no meu canal no youtube: https://www.youtube.com/user/GAMARECIFE100, convido você para se inscrever, acionar o sininho e receber as notificações dos próximos tutorias de Direito Eleitoral e outros.


A desfiliação Partidária (desligamento) deve ser realizada em dois momentos, mas, no caso da não existência da Agremiação Partidária no município basta realizar um único procedimento.

O primeiro momento você deve redigir um requerimento igual ao "MODELO 1", em duas vias. Uma via do seu pedido de desligamento uma ficará no partido, e outra será a sua contrafé. O requerimento será endereçado ao presidente da agremiação partidária que você esta se desvinculando.

No segundo momento, você deve anexar à contrafé do "MODELO 1" com o segundo requerimento "MODELO 2", que seguirá para o juiz eleitoral da Zona Eleitoral em que você é eleitor, em duas vias, uma ficará na Zona Eleitoral e a outra será a sua contrafé, seguindo estas instruções você não correrá o risco de ter dupla filiação.

Estamos incluindo o "MODELO 3" a fim de suprir uma demanda de nossos leitores do facebook e blog que nos pediram por e-mail, serve para requerer direto ao juiz  eleitoral a desfiliação,  por falta do diretório ou da comissão na cidade.

MODELO 1



ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO PARTIDO _________________________







Eu ___________________________________________________________,

Filho (a) de ____________________________________________________________ e de _______________________________________________________________, portador do titulo eleitoral n.º ___________________ - Zona ____ - Seção ____, em atenção à disposição legal contida no artigo 21 da Lei 9.096/1995 c/c artigo 24 da Resolução - TSE nº 23.596/2019, vem à presença de Vossa Excelência, comunicar o DESLIGAMENTO desta respeitável agremiação partidária, a partir desta data, consoante determinação prescrita na legislação supracitada, para os fins de direito.


Nome da Cidade, ____, de ____________ de 20___.

  

_______________________________


MODELO 2


EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA _______a ZONA ELEITORAL DA COMARCA DE _______________________





Eu ___________________________________________________________,

Filho (a) de ____________________________________________________________ e de _______________________________________________________________, portador do titulo eleitoral n.º ___________________ - Zona ____ - Seção ____, venho mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência, atendendo determinação do disposto no artigo 21 da Lei 9.096/1995 c/c artigo 24 da Resolução - TSE nº 23.596/2019, e demais dispositivos legais aplicáveis à espécie, com a finalidade de comunicar meu DESLIGAMENTO do PARTIDO_______________________________________________, a partir desta data, conforme exigência prevista por lei.

Outrossim, requer se digne Vossa Excelência determinar as anotações de praxe, com a expedição dos atos de oficio decorrente.


Nome da Cidade, ____, de ____________ de 20____.


_______________________________




MODELO 3



EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA _______a ZONA ELEITORAL DA COMARCA DE _______________________









Eu ___________________________________________________________,

Filho (a) de ____________________________________________________________ e de _______________________________________________________________, portador do titulo eleitoral n.º ___________________ - Zona ____ - Seção ____, venho mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência, atendendo determinação do disposto no artigo 21 da Lei 9.096/1995 c/c § 5º do artigo 24 da Resolução - TSE nº 23.596/2019, e demais dispositivos legais aplicáveis à espécie, com a finalidade de comunicar meu DESLIGAMENTO do PARTIDO_______________________________________________, a partir desta data, conforme exigência prevista por lei.

Outrossim, requer se digne Vossa Excelência determinar as anotações de praxe, tendo em vista, que a supramencionada Agremiação Partidária se encontra sem Diretório ou Comissão Provisória nesta cidade, com a expedição dos atos de oficio decorrente.


Nome da Cidade, ____, de ____________ de 20____.


_______________________________


28 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, orientação objetiva e eficiente.

Unknown disse...

Bom dia!

Hoje voto em uma cidade diferente daquela em que meu registro partidário foi feito. Posso remeter ao juiz eleitoral da cidade em que resido e voto ou para a do diretório de minha filiação original?

Grato!

Thadeu Brandão.

Dr. Gamaliel Marques disse...

A filiação lhe acompanha, quer dizer que você está filiado no município que transferiu o título, logo a desfiliação é neste município.

Marcelo disse...

Gamaliel, eu transferi meu título porém o mesmo ainda não foi para a lista dos filiados da cidade no filiaweb.
como faço?

Dr. Gamaliel Marques disse...

Você deve ir até a Zona Eleitoral.

Yasmin Teifke Pacheco disse...

Bom dia. O que refere-se à filho?

Dr. Gamaliel Marques disse...

Boa noite. A expressão filho de: quer nome do pai e nome da mãe.

Anônimo disse...

Boa tarde.
Gostaria de saber se esse modelo serve também caso o partido se negue a desfiliar o requerente?

Anônimo disse...

Olá, Dr. Gamaliel! Gostaria de saber se esse modelo serve, também, para a pessoa que já pediu para deixar cargo de tesoureiro dentro do partido municipal e o diretório e o presidente não retira o nome da comissão, digo, diretório. Obrigada.

Dr. Gamaliel Marques disse...

O terceiro modelo serve para o caso de o Partido negar a desfiliação.

Dr. Gamaliel Marques disse...

Para sair do Partido é necessário pedir desfiliação ao Partido e anexar junto ao pedido do Juiz, estar relacionado na direção de uma comissão não lhe causa dupla filiação. Logo, use os 2 primeiros modelos.

Marcos disse...

Dr. Gamaliel Marques,

SOU VEREADOR DE MANDATO E ATUALMENTE ANDO MUITO INSATISFEITO COM O MEU PARTIDO. ATÉ PELA FALTA DE COMPROMISSO E RESPEITO COM SEUS FILIADOS, INCLUINDO EU. SOU OPOSIÇÃO AO ATUAL PREFEITO, QUE VEM IMPONDO MAZELAS AO MUNICÍPIO, COM UMA ADMINISTRAÇÃO TOTALMENTE CONTRÁRIA AOS ANSEIOS DA POPULAÇÃO. FIQUEI SABENDO QUE O PRESIDENTE ESTADUAL DO MEU PARTIDO, PASSOU O PARTIDO PARA O PREFEITO. ISSO SEM NENHUMA COMUNICAÇÃO.
QUERO PEDIR A MINHA DESFILIAÇÃO DO PARTIDO, CONSIDERANDO A EXPOSIÇÃO ACIMA, E ESPERANDO CONSEGUIR A MINHA CARTA DE ANUÊNCIA.
GOSTARIA DE PODER CONTAR COM A SUA ORIENTAÇÃO, INDICANDO O MODELO MAIS RECOMENDADO.

Dr. Gamaliel Marques disse...

Vereador MARCOS,

Os modelos acima não servem para o Sr., tendo em vista a questão da fidelidade partidária.

Mas, se o nobre pode entrar em contato pelos celulares: (81) 99730-5819 (Tim) ou 98732-4682 (Oi), ou ainda pelo e-mail: advabreumarques@hotmail.com que lhe daremos a solução correta para o seu caso, evitando a infidelidade partidária.

GAMALIEL MARQUES
Advogado

Anônimo disse...

Descobrir, através de uma intimação, que sou tesoureira de um partido político em minha cidade. ME desfiliei e comuniquei meu afastamento do tal cargo. Porém, o meu nome continua como tesoureira na página do TSE. Como agir? O que fazer?

Anônimo disse...

Dr. Gamaliel Marques,

sou presidente de uma agremiação partidaria,desejo saber qual desses requerimentos citados posso usar para minha desfiliação, e se é só esse o procedimento.

Anônimo disse...

Boa tarde, estoi me desfiliando e sou a vice presidente, é necessário informar também no corpo do texto?

Ricardo Vieira disse...

Mesmo com os pais falecidos tenho que colocar a minha filiação? E caso eu não colocá-la, acontecerá alguma coisa errada? Pretendo mudar de partido.

Anônimo disse...

Olá,gostaria de saber se eu posso me filiar a um outro partido e me desfiliar do partido que estou atualmente depois?

helpe disse...

ola sou filiada ao PRTB do maranhão cidade inés e e estou decidida me desfiliar deste partido, tenho uma carta do presidente aceitando minha desfiliação mas aqui o fórum eleitoral estar de greve e gostaria de fazer a desfiliação olanne por favor envie um formulário para meu mail para preenche e enviar direto ao tribunal eleitoral seg.. socorro200988@hotmail.com















200988
@hotmail.com

helpe disse...

por favor envie o formulario

Marcelo disse...

Olá meu caro, to afim de me desfiliar do meu partido que estou filhiado a 12 anos já só que tem um problema, eu transferi meu titulo desde o final da eleição de 2014 e até agora nada ocorreu de diferente. Descobri recentemente que o partido quebrou aqui na cidade e que o partido está com nova direção, entrei em contato e só me enrrolam pra fazer a regularização da minha filiação e pra piorar farão aliança com o pt nessas eleições municipais. Então como eu faço seo meu titulo está em Gravataí-RS mas com a filiação em Porto Alegre?

KALITO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
KALITO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
KALITO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
KALITO disse...

Bom dia. Agradeço se puder me auxiliar em uma dúvida... o secretário de um dos partidos de minha cidade comenta que hoje não se faz mais necessária a formalização de desligamento de partido junto ao juiz eleitoral. Segundo ele, bastaria filiar-se a um novo partido que a filiação anterior seria excluída automaticamente. Procede essa informação?

Grato
Karl Stoeckl

Dr. Gamaliel Marques disse...

A desincompatibilização é o ato pelo o qual o candidato deslaça da inelegibilidade, através do afastamento definitivo ou temporário da situação funcional, dentro do prazo que a legislação impõe.
http://gamalielmarques.jusbrasil.com.br/artigos/318100754/desincompatibilizacao-eleitoral-um-tema-a-ser-observado-pelos-candidatos

claudino disse...

Bom dia . Eu estou filiado a um partido ha vários anos .E naõ consegui me desfiliar .
Vejo a forma e o sistema de condução de desfiliação errado e burocrático por demais.
São milhões de pessoas querendo se desfiliar de um partido e ir ao outro.
Fiz uma pesquisa com 92 pessoas que queriam sair de um ou de seus partidos para entrar ou filiar-se num outro partido específico. Só que no ato da filiação tem essa cruz para fazer.
É muita perca de tempo e enrolação. As orientações são muito diversificadas.
Eu diria quem quiser se desfiliar teria que ter uma linha direta e fácil que seria igual a tirar um CPF ou identidade ou passaporte ou inscrição por computador para se matricular na escola . Valida oficial um novo e desvalida o antigo ou o outro.
Tem todas estas resposta ainda . Hoje não dá , o sistema tá fora do ar, o excelentíssimo chega as 15 hrs, , o presidente não está, lamento não poder... volte amanhã.E então há um sistema eleitoral falido e do tempo do ronca. Moroso e então as pessoas não querem mais votar e menos até participar de forma séria correta.Temos milhões de pessoas com novas filiações mas estão ainda filiados em outros locais e partidos. Quem ler vai entender. Um abraço

Redação disse...

Adorei a postagem ! Tudo bem explicadinho. Me ajudou muito!