Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Entidades lançam Comitê contra Corrupção Eleitoral

Na próxima quinta-feira, dia 12, será lançado oficialmente, em Pernambuco, o Comitê Contra a Corrupção Eleitoral – Lei 9840. O projeto é uma parceria da Arquidiocese de Olinda e Recife, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).  O Comitê funcionará como um local de atendimento aos eleitores tanto para a orientação sobre legislação eleitoral, quanto para receber denúncias de irregularidades cometidas durante a campanha deste ano.

O Comitê funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30 no Núcleo de Práticas Jurídicas da Unicap (ASTEPI), localizado próximo à Universidade, na Boa Vista. O atendimento aos eleitores poderá ser feito pessoalmente, por telefone e por e-mail. Após receber as denúncias, os estudantes e advogados da ASTEPI encaminharão as mesmas para a OAB-PE, que fará a formalização das queixas e encaminhará ao Ministério Público e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O lançamento do Comitê – que acontecerá às 14h no auditório G1 da Unicap - deverá reunir representantes do Poder Judiciário, dos partidos políticos e da sociedade civil.  Paralelamente, até o dia 03 de outubro, data do primeiro turno das Eleições 2010, também serão distribuídas no Comitê as cartilhas “Vote Limpo”, produzidas pela OAB-PE. As paróquias também ajudarão na divulgação do Comitê com avisos constantes após as missas.

Para o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido - que trouxe a ideia de sua antiga diocese - a campanha terá muito sucesso. “Essa experiência eu já vivia lá em Sobral (CE), nas eleições montávamos o comitê. O que foi muito positivo. Não será diferente aqui, isso mostra que a Igreja está atenta as discussões atuais e é solidária com o povo, ajudando a fomentar as discussões sobre política e promovendo a conscientização, além de combater os crimes eleitorais como a compra de voto”, declarou o arcebispo.

Serviço:
Lançamento do Comitê Contra Corrupção Eleitoral – Lei 9840
Local: Universidade Católica de Pernambuco, auditório G1
Horário: 14h

Fonte:http://www.oabpe.org.br/component/content/article/12-outdoor/6826-entidades-lancam-comite-contra-corrupcao-eleitoral-.html

Nenhum comentário: