Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

TEATRO DO PARQUE COMEMORA ANIVERSÁRIO COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

O equipamento cultural festeja seus 95 anos, exibindo sucessos em 16mm e concerto com a Banda Sinfônica. A entrada é franca.
 
 
Nesta terça-feira (24), um dos equipamentos culturais da Prefeitura do Recife mais queridos dos recifenses completa 95 anos de existência. Em 24 de agosto de 1915, começavam as atividades do Teatro do Parque. Para celebrar a data, a PCR oferece uma programação especial.  De 23 a 27 de agosto, haverá exibição de filmes e um concerto especial com a Banda Sinfônica da Cidade do Recife. “O Teatro do Parque faz parte da história de muitas gerações e tem grande força no que diz respeito à democratização da cultura e lazer na cidade do Recife. É sem dúvida uma data para ser festejada”, afirma o secretário de Cultura, Renato L.

Com sessão nesta segunda-feira (23), às 19h, o curta Acrobatas no Centro da Cidade do Recife é uma produção do cinema mudo, da década de 30. Na sequência, às 19h15, é a vez de Aitaré da Praia (1925), dos diretores Gentil Roriz e Ary Severo. O filme conta a história de Aitaré, que namora Cora, uma moça da aldeia. Numa viagem de jangada, ele salva o rico coronel Felipe Rosa e sua filha. De volta à cidade grande, Cora e Aitaré se desentendem. Cinco anos mais tarde, o motivo será esclarecido.

A programação continua com três sessões especiais nesta terça-feira (24). Na primeira, às 16h, será exibida a animação japonesa Férias de Verão com Côo (2007), do diretor Kejjchi Hara. O filme conta a história de Koichi, um adolescente solitário que encontra um Kappa (criatura do folclore japonês) adormecido há mais de 200 anos. O bicho, chamado Côo, recebe muito amor da família de Koichi, mas algo sai errado e o mundo inteiro toma conhecimento da criatura. A animação recebeu diversos prêmios internacionais.

Na segunda sessão, às 19h, é a vez de Pernambuco e sua Exposição de 1924, documentário da produtora Aurora-Film, que resgata a história do Ciclo do Recife - cinema mudo regionalista, que durou cerca de nove anos. Reuniu inúmeros jovens, de diversas categorias profissionais, que dividiam o tempo entre a profissão e a arte de fazer cinema.

Encerrando a noite da terça, às 19h15, o drama O Canto do Mar (1954), drama do diretor Alberto Cavalcanti. No elenco, Margarida Cardoso, Cacilda Lanuza, Aurora Duarte e Antonio Martineli. Retirantes da seca foram para o litoral, primeira etapa da migração em direção ao sul, encontrando uma sina de loucura, miséria, traições e desesperança da qual o menino-protagonista deseja escapar.

Já na quarta (25), o público assiste gratuitamente à Banda Sinfônica do Recife, às 20h. Regida pelo maestro Nenéu Liberalquino, a BSCR homenageia o Teatro com um repertório diversificado. Song without Words “I’ll love my love” e  Fantasia on the “Dargason”, de Gustav Holst; Ponteio, de Edu Lobo;  e Somewhere in Time, de John Barry são algumas das obras que integram o programa do concerto. “Iremos apresentar ainda, A Dança do Fogo do balé  ‘El amor Brujo’, de Manuel de Falla, e um Medley de Elvis Presley”,

Na quinta (26) e sexta-feira (27), o Cinema do Parque volta a exibir, na sua programação normal, o longa nacional Segurança Nacional (2009), do diretor Roberto Carminati. No elenco, Thiago Lacerda, Ângela Vieira, Milton Gonçalves, Marcio Rosario, Gracindo Júnior, Ailton Graça e Sheila Melo. O governo brasileiro lidera um grupo de países da América Latina na tentativa de combate aos carteis de drogas. Em resposta, no entanto, os traficantes iniciam uma série de ataques às cidades brasileiras e aos recursos naturais dessas localidades. E o primeiro alvo é a Floresta Amazônica. As sessões serão às 14h30, às 16h40 e às 19h. O ingresso custa R$ 1,00 (preço único).

Aniversário: Em 24 de agosto de 1915, o Teatro do Parque entra em cena com a apresentação da Companhia Portuguesa de Operetas e Revistas. As companhias brasileiras de Vicente Celestino e Alda Garrido, além das primeiras peças de Samuel Campelo e Valdemar de Oliveira também foram destaques da pauta histórica.  As exibições do cinema mudo eram acompanhadas por músicos como o maestro e compositor Nelson Ferreira. No período de 1929 a 1959, o grupo Luiz Severiano Ribeiro arrendou o teatro e lançou filmes da Disney e as chanchadas brasileiras.

Em 1959, o prefeito Pelópidas Silveira desapropriou, reformou e reinauguração o espaço com a temporada da peça Onde Canta o Sabiá, com direção de Hermilo Borba Filho. Em 1973, um convênio entre a gestão municipal e o Instituto Nacional de Cinema, foi transformado no primeiro cinema educativo permanente no Brasil. A pauta continua disponível para temporadas de artes cênicas, música e exposições no jardim e hall do prédio.

Serviço:

Programação especial de aniversário do Cine-Teatro do Parque
Entrada gratuita

Segunda-feira (23)
 

19h – Acrobatas no Centro da Cidade do Recife
19h15 – Aitaré da Praia
 
Terça-feira (24) 
16h – Férias de Verão em com Côo
19h – Pernambuco e sua Exposição de 1924
19h15 – O Canto do Mar

Programação normal do Cinema do Parque
Ingresso: R$ 1,00

Quarta-feira (25) 

Concerto com a Banda Sinfônica da Cidade do Recife
Às 20h
ENTRADA GRATUITA

Segurança Nacional
Quinta (26) e sexta-feira (27)
14h30, 16h40 e 19h
conta o maestro Nenéu.

Fonte:http://www.recife.pe.gov.br/2010/08/22/teatro_do_parque_comemora_aniversario_com_programacao_especial_173243.php

Nenhum comentário: