Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Coren-PE poderá tomar medidas drásticas no caso do município de Carpina (PE).

Foto ilustrativa de mobilização dos profissionais de enfermagem em Carpina.

Os profissionais de enfermagem da Unidade Mista Francisco Chateubriand, que fica localizada em Carpina, município da Zona da Mata de Pernambuco, participaram nessa sexta-feira, 12, da Plenária Extraordinária do Conselho Regional de Pernambuco, Coren-PE. A reunião, que ocorreu no auditório da Autarquia, contou com a presença dos conselheiros e diretoria do Coren-PE e de representantes do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco, Satenpe.

Os trabalhadores estão em greve desde o dia quatro de março e foram convidados pelo Plenário para relatarem a situação que os mesmo estão passando na unidade de saúde em que trabalham . Segundo os relatos, os profissionais reclamam da falta de condições de trabalho e afirmam que a situação na unidade de saúde é bastante delicada, pois acaba trazendo também riscos para a população. Os conselheiros após escutar os detalhes da narrativa ficaram estarrecidos com a dimensão do problema.

A presidente do Coren-PE, Dra. Simone Diniz, falou aos grevistas sobre a importância de realizar todas as tentativas possíveis de negociações para não dar brechas. Caso não se obtenha sucesso nas negociações, o Conselho tomará uma medida drástica. Dra. Simone ainda enfatizou que o Coren-PE sempre estará aos lado dos trabalhadores para fazer valer o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE

Fonte: http://satenpepe.blogspot.com.br/2013/04/coren-pe-podera-tomar-medidas-drasticas.html?spref=fb

6 comentários:

Franklin Stem Santos da Silva disse...

Ilustríssimos Senhores Doutores Enfermeiros e Médicos,

METAS
PARA 2014

Caminhar apesar da distância,
Sorrir apesar das lutas,
Vencer apesar dos obstáculos,
Sonhar apesar das desilusões,
Superar todas as expectativas com a ciência e fé em Deus acima de tudo!

Médicos e Enfermeiros, juntos SALVANDO VIDAS.

Franklin Stem Santos da Silva disse...

VIDAS DEDICADAS A SALVAR E TRANSFORMAR VIDAS

Doutor Medico: Profissional responsável por diagnóstico, medicação do paciente.

Enfermagem: É dividido em quatro categorias: Parteiro, Auxiliar, Técnico e Doutor Enfermeiro.

Parteiro: Faz partos, acompanha a gestante e o neonato.

Auxiliar: Quase não existe mais. São responsáveis por cuidados elementares do paciente, como banho e medicação.

Técnico: Responsável pelas técnicas de tratamento do paciente. O técnico coloca em pratica a prescrição do Doutor Enfermeiro e do Doutor Médico.

Doutor Enfermeiro: Faz consulta de enfermagem, responsável pelo tratamento do paciente, focado no bem estar físico social e psíquico do paciente. Fornece apoio emocional, administra /gerencia hospitais, presta cuidados, prescreve cuidados. É o profissional que mais entende sobre vacinas, organização de centro cirúrgico, feridas… profissional multifacetado, com valores baseados na bioética, ser Doutor Enfermeiro é lidar com a maior obra-prima: o corpo humano.

RESOLUÇÃO COFEN-256/2001
Autoriza o uso do Título de Doutor, pelos Enfermeiros

Franklin Stem Santos da Silva disse...

NÃO SOMOS MACACOS!

SOMOS TODOS DOUTORES…

NÃO É ESQUISITO… Se colocam no crachá e na escala de serviço, Doutor antes do nome do médico, porque também nos outros DOUTORES (que tem Doutorado ou Resolução) não é feito igual? NÃO É MESMO ESQUISITO ?

Não Sejam Preconceituosos e Injustos, RESPEITE-OS!

O justo é assim:

Dr. Jose
Dentista

Drª. Maria
Enfermeira

Dr. José
Fisioterapeuta

Dr. José
Médico

Drª. Maria
Psicologa

PRECONCEITO NUNCA MAIS!

Franklin Stem Santos da Silva disse...

Cofen reconhece direito de enfermeiro usar título de “doutor”
BRASÍLIA/VALE DO ASSU – A partir de agora a classe dos enfermeiros poderá, a exemplo de outros profissionais tais como médicos, advogados, engenheiros e outros, usar o título de “doutor”. Autorização neste sentido foi dada por meio da resolução número 256/2001, do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), em Brasília. O órgão federal considerou que “o uso do título de doutor tem por fundamento procedimento isonômico, sendo em realidade, a confirmação da autoridade científica profissional perante o paciente ou cliente”.
Além disso, o Cofen entendeu que “o título tem por fundamento praxe jurídica do direito consuetudinário, sendo o seu uso tradicional entre os profissionais de nível superior”.
O organismo classista interpretou, também, que “a exegese jurídica, fundamentada nos costumes e tradições brasileiras, tão bem definidas nos dicionários pátrios, assegura a todos os diplomados em curso de nível superior, o legítimo uso do título de doutor”. O Cofen observou ainda que “a não-utilização do título de doutor leva a sociedade e mais especificamente a clientela, a que se destina o atendimento da prática da enfermagem pelo profissional da área, a pressupor subalternamente, inadmissível e inconcebível, em se tratando de profissional de curso superior”.

Franklin Stem Santos da Silva disse...

Não julgar o próximo

Um médico entrou num hospital apressado, depois de ter sido chamado para uma cirurgia urgente. Ele respondeu à chamada imediatamente e mal chegou trocou-se e foi direto para o bloco operatório. Pelo caminho encontrou o pai do rapaz que ia ser operado a andar para trás e para a frente à espera do médico. Quando o viu, o pai gritou:
-”Porque demorou este tempo todo a vir? Não sabe que a vida do meu filho está em perigo? Você não tem o mínimo de sentido de responsabilidade?”
O médico Dr. José, sorriu e respondeu serenamente:
-”Peço-lhe desculpa, não estava no hospital e vim mal recebi a chamada… Agora, gostaria que você se acalmasse para que eu também possa fazer o meu trabalho.”
-”Acalmar-me?!?! E se o seu filho estivesse dentro do bloco operatório, você também ficaria calmo? E se o seu filho morresse o que faria?”, disse o pai visivelmente agitado.
-”Ficar nesse estado alterado e de nervos não vai ajudar nada, nem a si, nem a mim e muito menos ao seu filho. Prometo-lhe que farei o melhor que sei e consigo dentro das minhas capacidades”, disse o médico Dr. José.
-”Falar assim é fácil, quando não nos diz respeito.”, murmurou o pai entre dentes.
Passadas algumas horas, a cirurgia terminou e o médico Dr. José e a enfermeira Drª Maria, saíram sorridentes de encontro ao pai.
-”A cirurgia foi um sucesso. Conseguimos salvar o seu filho! Se tiver alguma questão pergunte à enfermeira Drª. Maria.”
Sem esperar pela resposta, o clínico prosseguiu caminho visivelmente apressado. O pai irritado dirigiu-se à enfermeira Drª. Maria e desabafou:
-”O médico Dr. José é mesmo arrogante… Será que lhe custava muito ficar aqui mais uns minutos para eu lhe questionar em relação ao estado geral do meu filho?”
A enfermeira Drª. Maria, um pouco abalada e quase a chorar respondeu-lhe:
-”O filho do Dr. José morreu ontem num acidente rodoviário. Ele estava no funeral quando o chamamos para a cirurgia do seu filho. Agora que a cirurgia terminou e o seu filho foi salvo, o Dr. José, voltou para o funeral a correr para prestar a última homenagem ao filho dele.”

Pense Nisso: NUNCA JULGUE!

Franklin Stem Santos da Silva disse...

SALÁRIO DIGNO PARA TODOS
A verdade é que deveria ter respeito e valorização dos nossos profissionais, salário digno é assim:
Graduado… Dr. Médico – 100%
Graduado… Dr. Enfermeiro – 70% do Dr. Médico
Graduado… Outros Doutores da saúde 70% do Dr. Enfermeiro

Nível Médio – Técnico de Enfermagem ou outros da saúde – 50% dos outros Doutores da saúde
Ensino fundamental – Auxiliar de Enfermagem ou outros da saúde – 70% do Técnico de Enfermagem ou outros da saúde.

30 HORAS JÁ: ENFERMAGEM E TODOS – ÁREA DE SAÚDE