O câncer de mama é bastante recorrente entre as mulheres, mas muita gente desconhece que ele também pode surgir entre os homens. A falta de informação sobre o assunto faz com que elevado número de homens com a doença não procure ajuda médica. De acordo com o oncologista Felipe Marinho, do Hospital Jayme da Fonte, trata-se de uma doença rara. Porém, explica o médico, o tratamento segue os mesmos princípios aplicados às mulheres. E quanto antes for descoberto, maiores são as chances de cura.
O câncer na mama masculina ocorre em uma proporção de 1 homem a cada 100 mulheres e se caracteriza pelo crescimento desordenado de células mamárias. A principal queixa entre os homens é o aparecimento de um nódulo endurecido, podendo estar aderido à pele com retração mamilar e/ou ulceração, além de aparecimento de gânglios na axila.
Por causa da escassa quantidade de tecido mamário no homem, a doença pode se infiltrar e aderir à pele e à parede torácica mais facilmente, permitindo que nódulos nessa região sejam mais facilmente notados. Homens com antecedentes de câncer de mama na família, obesidade e histórico de desequilíbrio hormonal (doenças testiculares ou hepáticas) apresentam maior risco para o desenvolvimento dessa doença.
O oncologista do Jayme da Fonte também alerta para pessoas que apresentam ginecomastia (aumento benigno da mama). Causada principalmente pela obesidade ou por abuso de medicações (como no caso dos travestis, que fazem uso de estrogênio), ela também é vista como fator de risco. A doença atinge principalmente pessoas acima dos 60 anos – o que não significa que os mais jovens não tenham que se preocupar.
Por isso, o auto-exame é tão importante também para os homens, principalmente quando é identificada alguma anormalidade na região mamária. Existem várias opções de tratamento, que serão aplicadas de acordo com o estágio da doença e a saúde do paciente. Quimioterapia, radioterapia, tratamento hormonal e mastectomia são alguns exemplos.
Serviço
Hospital Jayme da Fonte
Endereço: rua das Pernambucanas, 167, Graças
Endereço: rua das Pernambucanas, 167, Graças
Fone: 3416-0000
Com informações da assessoria
Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/saude/659868?task=view
Nenhum comentário:
Postar um comentário