Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O PRCB tem sua parte jurídica organizada no TSE, agora busca completar as assinatuas se apoiamento



O Presidente do Partido Republicano Cristão Brasileiro (PRCB), em formação, Fábio Bernardino da Silva e o advogado/Secretário Nacional Gamaliel Lourenço Marques comunicaram ao Tribunal Superior Eleitoral - TSE ter obtido o registro dos atos constitutivos da referida agremiação no Cartório do 1º Ofício do Registro Civil das Pessoas Jurídicas de Brasília, conforme exige o art. 10, § 3º, da Res.-TSE nº 23.465/2015 (fl. 2).

Hoje, o processo se encontra arquivado provisoriamente, tendo em vista, que para obter o registro definitivo é preciso o apoiamento mínimo de meio por cento dos eleitores que votaram nas últimas eleições para a Câmara dos Deputados, o que atualmente representa mais de 486 mil assinaturas. 

O PRCB não foi atingido pela reforma eleitoral de 2015, que tem como prazo 2 (dois) anos para obtenção das assinaturas de apoiamento, a contar da data de aquisição da personalidade jurídica, pois a data de sua fundação foi antes de 30 de setembro de 2015.

Mas, apesar de estar temporariamente garantido o registro do PRCB, é preciso que os dirigentes estaduais e municipais busquem completar rapidamente o número de assinaturas exigidas, pois, o atual Presidente da República, Michel Temer, está tentando impor a diminuição da quantidade de partidos no país, isso inclui os já existentes, e não vai poupar os que estão em processo de fundação, é uma atitude autoritária que pode atingir alguns partidos que já estão em fase de conclusão.

Desta forma, os partidos que estão em formação precisam fazer uma avaliação seria em cada Estado, cada Município, e ver os dirigentes que realmente estão somando para a conclusão das assinaturas, excluindo os que não somam no projeto, ou ficaram fadados a não obterem o registro definitivo, ressaltando, que outra reforma eleitoral ronda a república.


Nenhum comentário: