Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Blitz da Lei Seca ganha delegacias móveis e cem novos agentes

Com informações da assessoria do Detran-PE

Entram em operação, a partir desta segunda-feira (29), duas delegacias móveis de apoio exclusivo as blitzes com foco na lei 11.705/08, conhecida como "Lei Seca". O mote da campanha educativa "Seja legal, se beber não dirija" estará adesivado nas laterais de duas vans. Também serão nomeados cem novos agentes, aprovados no concurso do Detran-PE em janeiro de 2005, para atuar na fiscalização – a publicação dos nomes sairá nesta terça-feira (30) no Diário Oficial.

As iniciativas foram anunciadas em entrevista coletiva, na manhã de hoje, pelos secretários estaduais Humberto Costa (Cidades), Servilho Paiva (Defesa Social) e o presidente do Detran-PE , Roberto Leandro, no auditório do órgão. As delegacias móveis irão atuar, inicialmente, na Região Metropolitana, mas o secretário Servilho Paiva destacou que a iniciativa deve ser ampliada aos poucos. Ele ressaltou que "a ação irá fazer com que as blitzes não sejam mais interrompidas para, na prática, encaminhar o infrator até a delegacia da área, já que um delegado, um agente da Polícia Civil e um escrivão estarão no local, no ato do flagrante".

Nestes cinco meses em que a lei 11.705/08 passou a vigorar em todo o território nacional, Pernambuco duplicou o número de viaturas, quadruplicou o número de etilômetros e de 25 agentes passou para 70 – com o anúncio feito na coletiva, são mais cem novos agentes, dando um total de 170 profissionais capacitados que estarão nas ruas junto com os parceiros dos Batalhões de Trânsito da Polícia Militar e de órgãos municipais.

O presidente do Detran-PE divulgou, ainda, o balanço da blitz no período de 03 de julho a 26 de dezembro de 2008. Até o momento foram recolhidas 803 Carteiras de Nacional de Habilitação (CNHs). No período, foram abordados um total de 56 mil veículos, desses foram 6 mil abordados por bafômetro que resultaram em mais de 800 infrações.

Punições – Quem for pego dirigindo depois de beber, de acordo com a Lei Federal 11.705/08 publicada no Diário Oficial da União, no dia 20 de junho de 2008, além da multa de R$ 957,70 pode ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por 12 meses. Além dessas penalidades administrativas, o infrator pode responder a um processo criminal e sofrer pena de detenção de 2 a 4 anos.

Fonte: www.folhape.com.br

Nenhum comentário: