Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Cuidado com as compras on-line


A compra de produtos pela internet é um conforto, mas cada vez mais proliferam os golpistas on-line que montam sites de compras e indexam suas “promoções” em sites que comparam preços de produtos e serviços, iludindo os consumidores. Veja a seguir algumas dicas para evitar os golpes das lojas virtuais:


• Querer lavar vantagem exagerada, frequentemente, é a porta aberta para ser lesado. Não há milagre na lei de oferta e da procura. Se um produto custa, na loja da esquina, R$ 10 mil, por exemplo, é muito estranho que seja oferecida por R$ 5 mil, em um site de que nunca ouvimos falar.


• Observe quais os sites fazem parte da área de vendas dos provedores mais conhecidos de acesso a internet ou de fornecedores de conteúdo na web.


• Antes de escolher os produtos que deseja adquirir no site, procure o telefone de atendimento ao consumidor. Faça um teste: ligue para lá e tente obter alguma informação relevante.


• Confira como funciona a devolução de um produto com defeito, como é cobrado o frete, prazos para a entrega, formas de pagamento, garantias dor artigos à venda.


• Para ter certeza de que uma loja virtual existe de verdade, cheque se seu núnero de CNPJ é verdadeiro na Receita Federal (www.receita.federal.gov.br). Se o endereço registrado na Receita for diferente do apresentado na página, por exemplo, isso já pode ser um sinal de problemas.


• Jamais pague a compra com depósito em conta de terceiros. A conta tem de estar no nome da loja virtual.


• Por fim, vale ainda enviar um e-mail pedindo a confirmação dos dados da empresa, para verificar de a mensagem de resposta vem em endereço com o mesmo domínio da loja virtual.


Fonte: Revista Dinheiro&Direitos, nº. 17, pág. 6.

Nenhum comentário: