Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Começam hoje inscrições para programa de financiamento estudantil

Por Amanda Cieglinski
Agência Brasil
Brasília - Interessados em aderir ao Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies) podem se inscrever a partir de hoje (29) no programa. O Fies financia até 100% das mensalidades de alunos de cursos universitários em instituições particulares. O prazo para adesão vai até 19 de outubro.

Para se candidatar ao processo de seleção, o interessado precisa preencher uma ficha de inscrição disponível no site da Caixa, imprimir o protocolo e entregá-lo à instituição de ensino superior em que estuda. Na página, o aluno deve fazer a simulação do financiamento para verificar o valor das prestações que serão cobradas.

Podem se candidatar alunos regularmente matriculados em cursos de graduação particulares, oferecidos por instituições que tenham aderido ao Fies. A lista das faculdades participantes está disponível na página do programa na internet.

Ao longo da graduação, o estudante se compromete a pagar uma taxa de até R$ 50 a cada três meses. Após a formatura, o ex-aluno tem um período de carência de seis meses e em seguida começa o pagamento das prestações.

Recentemente o Ministério da Educação anunciou mudanças nas regras do financiamento, entre elas, a ampliação do prazo para o pagamento da dívida, que agora é de até duas vezes o tempo do financiamento.

A taxa de juros do Fies é fixa: de 3,5% ao ano para os cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e tecnológicos e de 6,5% ao ano para as demais graduações. Estudantes que recebem bolsa parcial do Programa Universidade para Todos (Prouni) também podem financiar o restante da mensalidade pelo Fies. O resultado do processo seletivo será divulgado em 3 de novembro.

Nenhum comentário: