Os Tribunais Regionais Eleitorais de todo o País trabalham nessas eleições para conscientizar os eleitores sobre a importância do voto e sobre a responsabilidade que cada um tem no momento de escolher o candidato e digitar seu voto na urna.
Além da campanha nacional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em cada estado do Brasil, foram desenvolvidas ações próprias com o intuito de informar os cidadãos e mobilizar comunidades em relação a importância do voto.
No estado do Acre, o TRE criou o projeto Eleitor mais Cidadão que informa sobre como tirar o título eleitoral e soluciona dúvidas dos eleitores. Servidores do TRE foram às escolas para mostrar as urnas eletrônicas e falar sobre a importância do voto. O foco principal foram os jovens eleitores de 16 a 18 anos, cujo voto é facultativo. Alunos e vizinhos das escolas interessados em tirar o título puderam fazê-lo durante os quatro dias em que a Justiça Eleitoral permaneceu em cada localidade.
Além disso, cartilhas feitas pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) sobre a campanha Eleições Limpas foram distribuídas em todo o estado. Durante a Expoacre, grande festa regional, a Justiça Eleitoral levou urnas eletrônicas e também distribuiu informativos. Esta mesma ação é feita no terminal rodoviário de Rio Branco, capital do estado.
Já no Ceará, a campanha foi voltada para mesários voluntários, com o objetivo de renovar o cadastro de reserva. A importância desse trabalho foi lembrada em outdoor e cartazes. A presidente do TRE do estado também gravou uma mensagem para ser veiculada na televisão do estado sobre a conscientização da importância do voto.
Além de cartilhas ilustrativas com o tema Votar pra Valer, o TRE de Goiás apostou na preservação do meio ambiente. O projeto Eleições Verdes foi criado com o objetivo de reduzir e compensar o impacto ambiental das Eleições Municipais 2008 e dá dicas do que o eleitor deve cobrar do seu candidato nessa área, como ações de combate a desmatamento e queimadas.
O TRE de Mato Grosso do Sul promove diversas atividades voltadas para essas eleições. Uma delas é um concurso de redação para alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas com o tema “Eleições limpas pelo voto livre, consciente e ético”.
Outra campanha teve como alvo os estudantes universitários para conseguir voluntários para exercer a atividade de mesário. A proposta é que os acadêmicos mesários tenham as horas trabalhadas no dia da eleição transformadas em atividade extracurricular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário