Dr. Gamaliel Marques

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segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Fidelidade na telefonia tem fim a partir de hoje

Com informações de Rafaela AguiarRepórter de Grande RecifeAs promoções das operadoras de telefonia celular sempre são tentadoras, pois oferecem bônus com ligações gratuitas e aparelhos subsidiados, por exemplo. O que muitas vezes impede o consumidor de optar por uma determinada empresa concorrente que lhe convém é a permanência do seu número. Essa "fidelidade" do cliente acaba hoje, quando o serviço de portabilidade imposto pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começa a ficar disponível em alguns estados brasileiros, válido tanto para telefonia móvel como fixa.


Pernambuco será um dos últimos a ter portabilidade para telefone celular, que ocorrerá entre os dias 16 e 22 de fevereiro de 2009. O processo de instalação será finalizado em todo o País no dia 1° de março do mesmo ano. Mas, a partir de hoje, os pernambucanos podem permanecer com o mesmo telefone fixo, caso mudem de bairro ou cidade, desde que estejam dentro da área metropolitana (com o mesmo DDD), não necessitando fazer interurbano para efetuar as ligações.


Para mudar de operadora, poderá ser cobrada uma taxa de até R$ 4. A operadora Claro e Oi anunciaram que não haverá essa cobrança. Esse valor será pago todas as vezes que o cliente resolver mudar de empresa.


O consumidor deve se dirigir até a operadora onde quer ficar, pois o cancelamento é feito automaticamente entre as empresas concorrentes, ação garantida pelo regulamento da Anatel. A mudança só pode ocorrer de fixo para fixo e móvel para móvel. Durante o processo de migração, que deve durar no máximo cinco dias, o telefone permanecerá funcionando. No momento da troca, o aparelho ficará por cerca de uma hora fora de área, voltando a funcionar com a rede da nova empresa. De acordo com a Anatel, existe uma previsão desse prazo de migração ser reduzido para três dias.


Ao mudar para a nova operadora, o número permanecerá o mesmo, perdendo a identidade da antiga empresa que o operava. As ligações serão gerenciadas por uma terceira empresa independente de tecnologia da informação das operadoras, mas contratada por elas, chamada de ABR Telecon.


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