Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sexta-feira, 12 de março de 2010

PREFEITURA PROMOVE GRANDE FESTA EM COMEMORAÇÃO AOS 473 ANOS DA CIDADE

Os 473 anos de fundação do Recife serão comemorados nesta sexta (12) e a Prefeitura presenteia a população com uma grande programação cultural, incluindo atos cívicos e shows. As festividades começam às 9h30, no Forte das Cinco Pontas, com o evento cívico-cultural “As crianças homenageiam Recife nos seus 473 anos”, ocasião em que mais de 400 alunos de diversas escolas, públicas e particulares, começarão o dia com uma visita guiada pelas dependências do Forte e áreas expositivas do Museu. Às 14h, começam as visitas teatralizadas à exposição “300 anos da Emancipação do Recife”, que contarão com o apoio dos mediadores Kalhil Gibran e Diana Rodrigues, contadores de história da Casa.

A partir das 15h, apresentam-se, no mesmo local, atrações culturais infantis: os grupos de Frevo e de Maracatu da Escola Novo Pina, o Maracatu Mirim da Escola do Bairro do Recife e os corais das escolas Nadir Colaço e Alto do Maracanã. Às 16h, será realizada a troca e incineração das bandeiras em desuso, solenidade comandada pelo prefeito João da Costa, sob a execução do Hino do Recife pela Banda da Secretaria de Educação/GAC. Às 16h30, será entoado o Parabéns para o Recife, seguido do corte do bolo comemorativo e encerramento oficial do evento no Museu.



Na Praça do Arsenal, às 17h, a Frevioca vai esquentar a festa juntamente com os passistas da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges e da Secretaria de Educação. Às 18h30, será a hora do corte do bolo de 473 quilos. A guloseima com sabor de chocolate e chocolate branco será confecionada pelo chef confeiteiro Jorge Alves e é um oferecimento da empresa Bungue, que completa 15 anos de parceria com a Prefeitura do Recife.



ELBA RAMALHO - Na noite da sexta, a festa será comandada pela cantora Elba Ramalho, que comemora seus 30 anos de carreira, a partir das 21h, no Marco Zero. Além de Elba, passarão pelo palco convidados como Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Lenine, Chico César, Alcione e André Rio. O show, que será gravado para um DVD comemorativo, traz um repertório com 30 grandes sucessos, bailarinos e figurinos especiais.



A paraibana, porém pernambucana de coração, como sempre diz, exibirá toda sua versatilidade sem esquecer os laços com suas raízes, reafirmando por que é considerada uma das grandes vozes brasileiras desde seu primeiro disco, gravado em 1979. O espetáculo, que brindará o público com músicas consagradas como “Morena d´Angola”, “Saudade d´ocê”, “Bate coração”, “Felicidade urgente”, tem direção musical de Cezinha e direção geral da própria Elba.



OSR - Por fim, o público assiste, no sábado (13), a um concerto da Orquestra Sinfônica do Recife, que na ocasião comemora 80 anos de existência. A regência é do maestro Osman Gioia. A apresentação da OSR traz no repertório composições como “Fantasia para piano e orquestra”, “Brasil Lua Cheia”, “Parangolé do Samba”, “Cinema Brasil e ainda “Atrás da Porta”, “Vai Passar” e “Trocando em Miúdos”, contando com a participação especial do maestro Francis Hime.



Hime, além de maestro, é pianista, cantor, compositor e arranjador. Consagrou-se na música na década de 1960. O artista tem em seu currículo parcerias com nomes como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Lenine, Joyce, Chico Buarque e Vinícius de Moraes.



Nenhum comentário: