Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quinta-feira, 8 de julho de 2010

PLENÁRIAS TEMÁTICAS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DO RECIFE COMEÇAM NESTA QUINTA

Nos encontros serão votadas as prioridades de cada tema que irão direcionar as políticas públicas da Cidade

Por Tiago André Santos
A Prefeitura do Recife inicia, nesta quinta-feira (8), mais uma fase do Ciclo do Orçamento Participativo 2010: as plenárias temáticas. Os encontros, que esse ano foram ampliados, passando de nove para quatorze, serão realizados no Terminal Marítimo de Passageiros (Armazém 12), ao lado do Marco Zero, exceto a plenária LGBT, que será promovida no estacionamento da Empresa de Urbanização do Recife (URB).

A primeira plenária temática do OP Recife é a de Desenvolvimento Econômico, que acontece nesta quinta (8), a partir das 19h. No encontro, representantes dos segmentos ligados à área irão votar nas prioridades relacionadas aos temas propostos. Nesta etapa do OP, o público presente às reuniões tem a missão de escolher três temas que considera prioritário e, dentro de cada tema, uma ação a ser implementada. As propostas mais votadas são encaminhadas à gestão municipal para a construção das políticas públicas da Cidade.

A novidade desse ano é a inclusão das plenárias temáticas de Meio Ambiente, Pessoa Idosa, Pessoa com Deficiência, Juventude e a volta da plenária da Saúde, que se juntam às já existentes: Assistência Social; Cultura; Turismo; Desenvolvimento Econômico; Negros e Negras; Direitos Humanos; Educação; LGBT e Mulher.

Para o coordenador geral do Orçamento Participativo, Augusto Miranda, “a ampliação das plenárias temáticas visa a contemplar segmentos específicos da sociedade com a implantação das políticas públicas, avançando na participação desses setores nas ações da administração”. Nas reuniões também serão escolhidos os delegados e delegadas temáticas, que irão representar os diferentes públicos da Cidade nos fóruns temáticos e no Conselho do Orçamento Participativo (COP), organização responsável por acompanhar o destino dos recursos municipais.

Conceito - O Orçamento Participativo do Recife é um importante espaço de debate e definição dos destinos da cidade. A proposta radicalmente democrática se baseia em princípios como o resgate da cidadania do povo; a criação de uma esfera pública não estatal; a co-gestão da cidade; o controle social sobre o estado; a participação universal; a autorregulamentação do processo e a transparência administrativa.

AvançosDe 2001 a 2010, o Orçamento Participativo do Recife possibilitou investimentos em torno de R$ 460 milhões. Nesses nove anos, quase 680 mil pessoas participaram das atividades. O primeiro ano do OP Recife na gestão João da Costa atingiu o maior índice de participação popular da história do projeto, com 125.387 pessoas. As prioridades mais votadas pela população têm sido pavimentação e drenagem, habitação, contenção de encostas e saneamento básico.

Confira abaixo o calendário das plenárias temáticas do OP Recife:
08/jul – 19h - OP DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
09/jul – 15h - OP ASSISTÊNCIA SOCIAL
12/jul – 15h - OP PESSOA IDOSA
15/jul – 19h - OP LGBT (estacionamento da URB/RECIFE)
17/jul – 15h - OP MULHERES
19/jul – 19h - OP SAÚDE
20/jul – 19h - OP NEGRAS E NEGROS
21/jul – 19h - OP JUVENTUDE
22/jul – 19h - OP EDUCAÇÃO
23/jul – 19h - OP DIREITO HUMANOS
26/jul – 19h - OP CULTURA
27/jul – 19h - OP TURISMO
28/jul – 18h - OP PESSOA COM DEFICIÊNCIA
29/jul – 19h - OP MEIO AMBIENTE

Fonte:http://www.recife.pe.gov.br/2010/07/08/plenarias_tematicas_do_orcamento_participativo_do_recife_comecam_nesta_quinta_172692.php

Nenhum comentário: