Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

domingo, 18 de julho de 2010

Para Cielo, administrar a ansiedade ajuda a vencer no esporte

Ele foi um dos grandes nomes do esporte brasileiro em 2009 e é o nadador mais rápido do mundo em provas de velocidade. O último feito do paulista Cesar Cielo foi quebrar o recorde mundial dos 50m livre com o tempo de 20s91 durante o Torneio Open disputado no clube Pinheiros, em São Paulo, nesta sexta-feira (18).

Antes disso, faturou o ouro e o recorde da prova dos 50m no Mundial de Esportes Aquáticos, em Roma. O atleta repetiu o choro e as vibrações emocionadas ainda na raia da piscina nos Jogos Olímpicos de Pequim, quando conquistou as medalhas (ouro nos 50m, bronze nos 100m), em 2008. Quando Cielo sobe ao pódio, fica clara a sua satisfação pela recompensa do esforço, do treino puxado e, por que não dizer, por tudo que foi abdicado para chegar até ali.

Cielo é mais um exemplo de que superar limites também demanda fazer sacrifícios. Nem sempre é possível, por exemplo, estabelecer um equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal; uma delas pode sair em desvantagem. "Quando se opta por se dedicar a um dos lados, como a natação, é natural que seja necessário fazer renúncias em outras áreas", explica o nadador.  
Cesar Ciello -  Fotos Edna Mattos
O treinador de Cielo, Albertinho, afirma que atletas mais novos são os que mais encontram problemas para conseguir conciliar horários e atividades, de forma a ter um bom rendimento em ambas.

O treinador ainda explica que, para ser bem sucedido no esporte, é necessário definir quais são as suas prioridades.

"Meu conselho é entender que você, atleta de alto rendimento, é uma pessoa diferenciada e que, para obter conquistas no esporte, terá que ser muito disciplinado e organizado para cumprir suas metas e obrigações, mas sem deixar de se divertir, que é importante também. Só não pode querer se comparar com as pessoas 'normais'", diz Albertinho. 

Curtindo a vida

Mesmo com a rotina supercorrida, Cielo consegue arrumar um tempinho para curtir a família e os amigos. De acordo com ele, estar rodeado das pessoas certas nesses momentos é o caminho para não ficar bitolado com o esporte. "Momentos legais são com as pessoas importantes por perto, para deixar de pensar um pouco na natação", afirma. 
Cesar Ciello -  Fotos Edna Mattos
 
Dicas para quem está começando

Superar os limites, conquistar vitórias e alcançar as metas no esporte pode ser mais trabalhoso do que se imagina e momentos em que não há um empurrãozinho inicial podem fazer com que o desânimo apareça. A seguir, Cielo diz o que não pode faltar para ter sucesso no esporte. Mas, para o desânimo não vencer e a vontade de desistir crescer. 

Ouvir os pais

Há aqueles que dão um superapoio para ver o filho treinar, mas também há aqueles que podem enxergar no esporte um caminho de distração para os estudos.

Porém, conversar com os pais, mesmo que eles não concordem, pode fazer com que se tenha uma visão mais ampla do que se pretende seguir e alcançar. De acordo com Albertinho, a falta de apoio dos pais é bem comum e o que vale é conhecer o atleta.

"É importante saber se aquele é um momento de se dedicar mais ao esporte e conversar com os pais abertamente. Uma conversa em conjunto com o treinador também pode ajudar a família entrar em um acordo", completa. 
É preciso ir com calma antes de querer vencer
Não criar muitas expectativas

Nem sempre o que a gente espera acontece, por isso é preciso ir com calma antes de querer vencer provas e campeonatos para não se frustrar e acabar desistindo. "Não adianta querer um resultado positivo logo de cara", alerta Cielo.

Albertinho afirma que, apesar de ser jovem, Cielo, aos 22 anos de idade, é uma atleta experiente, que soube esperar para ter o trabalho reconhecido. "Porém, para os mais novos, creio não ter como controlar essa ansiedade. Todo jovem sonha em representar a seleção de seu país e com os Jogos Olímpicos", explica. "O bom profissional vai conhecer seu atleta e orientá-lo de maneira correta quando essa hora chegar. O conselho eu dou é para o técnico: ficar atento e conversar bastante com seus atletas, pois cada caso é diferente do outro", completa ele. 

Aposte no instrutor

Ele praticamente se tornará da família depois da rotina que será encontrá-lo para treinar. Segundo Cielo, ter um bom instrutor é a chave para quem está começando. Ele irá incentivar o caminho escolhido e irá dar uns puxões de orelha quando achar necessário. 

Espaço para o lazer

Mesmo tendo uma rotina pesada de treinos, não dá para esquecer da diversão. Deve haver um momento para relaxar e deixar um pouco de lado as atividades físicas. Mesmo que seja pouco, reserve um tempo para você. "O lazer do atleta é importante tanto quanto o treino só que ele tem que saber pesar quais são suas prioridades em todos os momentos", afirma o treinador de Cielo. 

Fonte:http://www.minhavida.com.br/conteudo/10758-Para-Cielo-administrar-a-ansiedade-ajuda-a--vencer-no-esporte.htm?utm_source=news_mv_corrida&utm_medium=10_07_15&utm_term=header_av&utm_content=header_av&utm_campaign=ansiedade_cielo

Nenhum comentário: