Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sobrevivente não resiste e sobe para 34 o número de mortes de acidente com ônibus

Gustavo Maia
Do NE10/Bahia
O número de mortos no acidente ocorrido na madrugada do último sábado (3), no km 583 da BR-116, na Bahia, acaba de subir para 34. Isso porque José Cláudio Cavalcanti da Silva teve a morte encefálica diagnosticada na manhã desta segunda-feira (5) e a família autorizou o desligamento dos aparelhos que o mantinham vivo. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Carlos Figueira, e por Gilmar Vasconcelos, diretor-geral do Hospital Geral de Jequié, que recebeu todas os 13 feridos no acidente.
O indicativo de morte cerebral já existia desde o sábado, mas, como justifica Gilmar Vasconcelos, é necessário seguir um protocolo médico para decretar o óbito. Como antes o estado de saúde do paciente se encontrava instável, não podíamos realizar todos os exames clínicos para acusar a morte", explica o diretor.
Um primo de José Cláudio viajou de Buíque, no Agreste pernambucano, onde ele morava, até Jequié. Por razões éticas, a informação da morte cerebral só foi confirmada à imprensa depois que ele foi avisado e pode informar o resto da família em Pernambuco. Embora houvesse condições, os familiares não concordaram com a doação de órgãos.
INQUÉRITO - Também nesta manhã, chegou à Delegacia de Jaguaquara, o motorista da carreta envolvida no acidente. Márcio Clênio Machado, 55 anos, se apresentou por volta das 9h30 (horário de Brasília) à delegada Maria do Socorro Damásio, titular da Delegacia de Jaguaquara. Ele deve prestar depoimento nesta tarde, bem como o motorista do caminhã-baú também atingido no acidente.

Nenhum comentário: