Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

João da Costa entrega Parque Santana aos moradores da Zona Norte

A população da zona norte pode contar com mais um
espaço de lazer, o Parque Santana.
 Foto: Fernando Silva
O último dia do ano foi de festa para moradores da Zona Norte do Recife pela certeza de um 2013 com mais opções de lazer. O motivo para tanto entusiasmo tinha nome: Parque Santana, um espaço de 60 mil m², inaugurado na manhã desta segunda-feira (31) pelo prefeito João da Costa. A alegria pelo novo equipamento foi demonstrada logo na entrada do gestor municipal, que, sob aplausos de secretários municipais, usuários e membros da comunidade, cortou a fita de inauguração e seguiu para o descerramento da placa. Em seguida, num clima de descontração, em meio de dezenas de pessoas, o prefeito andou pela pista de caminhada, onde foi cumprimentado por moradores da região e aproveitou para testar a quadra de tênis e o espaço reservado para partidas de xadrez.
 
A felicidade de proporcionar um espaço como este para o povo recifense é enorme. Temos certeza que este equipamento público será um sucesso e irá beneficiar toda a região norte. Hoje, podemos dizer que o Santana é um dos maiores parques do Recife e sem dúvida um dos mais modernos. Aqui foi instalada a maior pista de skate do nordeste, uma pista de caminhada de 670 m, Academia da Cidade, pista de bicicross, campo de futebol, quadra de tênis e futsal, tudo isso com uma preocupação muito grande de atender as expectativas dos usuários e oferecer instalações modernas e aconchegantes. Tudo isso reforça o esforço que fizemos por tornar o Recife mais agradável de se viver. Foram 100 praças requalificadas, 18 Academias da Cidade, o Parque de Apipucos, a desapropriação da Tamarineira…. Enfim, deixo esta gestão com muita paz no coração e com a certeza que contribuí muito para o avanço da cidade, destacou o prefeito João da Costa.
 
Com um investimento de R$ 9,2 milhões, obtidos através de uma parceria entre Prefeitura do Recife e Banco Mundial, o Parque Santana foi expandido de 26 mil m² para cerca de 60 mil m² de área total. O projeto, inserido dentro do programa Capibaribe Melhor, viabilizou a instalação de brinquedos, quadra poliesportiva, campo de futebol com vestiários e arquibancadas, ciclovia e pista de 670 metros para caminhada. Além disso, os usuários poderão contar com sala de primeiros socorros, uma arena para prática de esportes radicais como skate, patinação e bicicross e uma Academia da Cidade com diversos equipamentos para ginástica. O vendedor, Nelson da Silva Ramos, que vive há 25 anos na comunidade Lemos Torres acredita que o novo parque vai quebrar um paradigma. “Muita gente dizia que quando o parque foi construído nos anos 80 tinha o objetivo de garantir que a área não fosse invadida. Hoje quem tinha essa ideia pode esquecer, o parque é real e vai melhorar muito a região, inclusive na valorização da área”, destacou.
 
Gestão democrática - A Prefeitura do Recife promoveu uma série de oficinas com representantes de instituições públicas e sociedade civil para debater o modelo de gestão que será adotado pelo Parque Santana. As oficinas foram realizadas em parceria com a empresa de engenharia consultiva, Concremat, e contou com a participação da coordenadoria do projeto Capibaribe Melhor. O objetivo é criar um manual sugestivo para adequar a gestão do parque ao desejo dos usuários, documento este que deverá passar pelo crivo do poder legislativo.
 

Nenhum comentário: