Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

domingo, 18 de novembro de 2012

Forte Orange reabre ao público nesta segunda-feira


523dfa53a01d7a89a4b8614300f8ae72.jpg
O público poderá conhecer o monumento através de trilhas
educativas que retratam a evolução histórica da construção militar
 
Construído em 1631 pelos holandeses e fechado há dois anos para reformas, o Forte Orange, na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, será reaberto a visitação nesta segunda-feira (19), às 10h.
 
O público poderá conhecer o monumento através de trilhas educativas que retratam a evolução histórica da construção militar. Os monitores serão estudantes da Ilha de Itamaracá. O Forte Orange vai funcionar de terça a domingo, das 9h às 17h. Nas primeiras semanas de funcionamento, a entrada será gratuita.



Os serviços feitos enquanto o forte ficou fechado custaram R$ 350 mil. Foi feita a recuperação dos telhados, pintura, instalações elétricas, hidrosanitárias, instalação de passarelas e melhorias de acesso ao monumento.

Para o futuro, estão previstas obras de contenção do mar, restauração arquitetônica, projetos museológicos e museográficos, recuperação de mangues, instalação de acessos e implantação da trilha dos holandeses. O lançamento do projeto será feito na reabertura do monumento.

HISTÓRIA - O Forte Orange, ou Fortaleza de Santa Cruz de Itamaracá, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938.

Os holandeses foram os responsáveis pela sua construção, em 1631, e o abandonaram em 1654, após a derrota para os portugueses. Só em 1696 foi recuperado pelos colonizadores, retomando sua função militar. A configuração atual do Forte é da década de 1970, quando foi feita uma restauração fundamentada por pesquisas arqueológicas, históricas e arquitetônicas.

Nenhum comentário: