O deputado federal Luís Tibé esteve reunido no inicio da tarde desta quarta-feira (25/01), com os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho e o ministro das Cidades, Mário Negromonte, para tratar dos recursos que serão destinados aos municípios mineiros que decretaram situação de emergência, em razão das chuvas que atingiram o Estado, no inicio deste ano.
Na reunião com Fernando Bezerra Coelho, o ministro explicou ao deputado que, os municípios reconhecidos em situação de emergência poderão receber recursos de duas formas:
- Recursos Emergenciais (cestas básicas, limpeza do município e assistência às pessoas atingidas). Nesse caso, o município precisa abrir uma conta no Banco do Brasil e fazer um ofício ao ministério solicitando a verba; e
- Recursos para Reconstrução. Nesta situação, os prefeitos devem fazer um oficio enviar ao ministro e anexar um plano de trabalho e fotos dos prejuízos causados pelas chuvas.
Também participaram do encontro os deputados mineiros Miguel Corrêa, Reginaldo Lopes, Jô Moraes, Toninho e senador Clésio Andrade.
As Chuvas em Minas
Até esta quarta-feira, 203 municípios decretaram situação de emergência por causa das chuvas em Minas Gerais, segundo dados da Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais. Deste outubro, início do período chuvoso, 3 milhões 450 mil pessoas e 251 cidades foram afetadas.
Em Minas, 76.827 pessoas estão fora de casa por causa das chuvas, sendo 69.239 desalojados e 7.588 desabrigados. No balando divulgado, a Defesa Civil informou que 186 pessoas ficaram feridas desde outubro e uma segue desaparecida em União de Minas, no Triângulo Mineiro. Nesta segunda-feira (23), o órgão confirmou a 18ª morte devido às chuvas em MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário