Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PREFEITURA DISCIPLINA OPERAÇÕES DE CARGA E DESCARGA NO CENTRO DO RECIFE




ARQUIVOS
Ruas / Vagas

A Prefeitura do Recife inicia, nesta segunda-feira (16), o Plano de Ações para o Trânsito destinado às operações de carga e descarga de mercadorias no Centro da Cidade. A primeira medida da ação é a transformação dos atuais espaços de carga e descarga da área central em vagas de Zona Azul. São cerca de 130 espaços distribuídos em mais de 30 ruas dos bairros de São José, Santo Antônio, Recife e Boa Vista. Dividido em etapas, o conjunto de iniciativas envolvendo o tema foi anunciado em outubro de 2011 pelo prefeito João da Costa. 
 
Nessas vias já liberadas para a operação, as vagas serão destinadas exclusivamente para veículos de até seis metros de comprimento e o período de permanência será de, no máximo, uma hora. Com isso será criada a rotatividade, liberando as vagas para outros veículos. Para fazer uso do espaço, o motorista ou a empresa do transporte deverá adquirir o talão de Zona Azul nos pontos de venda credenciados pela CTTU ao mesmo preço em que ele é vendido para os carros de passeio, por R$ 1,00 o bilhete. O horário de funcionamento será o mesmo da Zona Azul comum, de 8h as 18h de segunda a sexta, e de 8h as 12h aos sábados.
 
Para garantir a identificação dos novos critérios, desde a última semana, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) realizou a troca das placas de sinalização antigas pelas novas que indicam os espaços de utilização para as operações de carga e descarga de mercadorias nas ruas definidas. “Queremos promover uma maior circulação desses veículos nas vagas e também restringir os caminhões de circularem no Centro do Recife, melhorando a fluidez do trânsito. O Plano foi lançado em outubro e iniciado agora em janeiro justamente para que os empresários pudessem se adaptar às novas regras”, explica a presidente da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa.
 
O Plano de Carga e Descarga ainda tem novas etapas para os próximos meses, a fim de melhorar o trânsito da Cidade. A ação irá disciplinar a circulação para caminhões de grande porte no Centro da Cidade; restringir esses veículos nos corredores de transporte nos horários de pico; e, por último, a liberação de carga e descarga apenas no horário noturno das grandes avenidas, como Boa Viagem e Abdias de Carvalho.  
 
Campanha educativa –
Para conscientizar os motoristas, transportadoras e comerciantes sobre as mudanças, a CTTU inicia neste sábado (14) uma campanha educativa nas áreas em que serão implantadas as vagas de Zona Azul para Carga e Descarga. Uma equipe de 16 arte-educadores, divididos em quatro duplas pela manhã e quatro duplas à tarde, irá distribuir panfletos informativos. O material explica quais as ruas e o quantitativo de vagas de Zona Azul para Carga e Descarga em cada uma das vias. A ação educativa segue até a próxima sexta-feira (20).

Confira, em anexo, a relação de ruas e o quantitativo de vagas em cada uma delas distribuídas nos quatro bairros do Centro do Recife. 

Nenhum comentário: