Para ajudar o comprador a reduzir o número de dúvidas procuramos a Hilco Appraisal, uma das maiores empresas de avaliação do mundo, que nos contou quais são os dez Mandamentos para a compra de um imóvel. O resultado você confere a seguir:
1) Estado de conservação: verificar se existem por exemplo: trincas, manchas de umidade indicando possibilidade de vazamentos, peças ou partes que apresentam possibilidade de se soltar (azulejos faltando ou soltos para cair), piso (se for de tacos se estão soltos, se piso cerâmico se estão rachados). Se for possível ver o telhado perceber se faltam telhas e ou se estão rachadas, verificar se as calhas apresentam furos ou estão enferrujadas.
2) Idade do imóvel: Com a idade o imóvel passa a apresentar problemas. Quanto mais novo melhor!
3) Acessibilidade : É importante verificar a proximidade à rede de transportes coletivos. Não podemos esquecer crianças precisam ir à escola, pais e mães vão ao trabalho. Quanto mais perto de transporte público, melhor. Quanto mais vias de acesso e tipos de transporte, melhor! (ônibus, trens, metrô etc.).
4) Vizinhança: Este item depende muito do perfil do comprador. Deve-se buscar sempre, de acordo com seus objetivos, a vizinhança que mais lhe agrade. Por exemplo: o baladeiro quer estar próximo à vida noturna; o atleta quer ficar perto de parques e academias; a família com filhos em idade escolardá prioridade a bairros que tenham boas escolas; casal sem filhos pode escolher morar próximo ao trabalho. Mas deve-se considerar também outras benfeitorias públicas, como áreas verdes e parques. Uma boa vizinhança valoriza o imóvel.
5) Posição em relação ao Sol: Imóveis com face norte tendem a ser mais iluminados e menos úmidos. Em outras palavras são mais saudáveis.
6) Documentos: Cuidado com a documentação, escritura e registro do imóvel (matríicula). Se tiver alguma dúvida procure um profissional, por exemplo um corretor de imóveis. Não dê nenhuma entrada ou parcela de pagamento sem ter certeza que toda documentação está correta.
7) Potencial de valorização: Pense no futuro! A implantação de uma nova linha ou estação de Metrô próxima pode valorizar muito o imóvel. A construção de um Shopping Center poderá também trazer valorização. Consulte a prefeitura ou sub-prefeitura do bairro para saber se haverá algum projeto de infra-estrutura que possa significar desapropriações. Este é o lado negativo de um imóvel para o qual faltou informação na hora da compra.
8 ) Condições ambientais: Cuidado com áreas sujeitas a enchentes, ou seja, locais baixos e próximos a riose córregos. Verifique também a proximidade com lixões, e particularmente o passivo ambiental do imóvel. Em outras palavras o terreno onde o imóvel foi construído pode ter problemas vindos de ocupações anteriores (caso do Shopping Center Norte).
9) Ruídos: Tenha certeza de que o barulho não será um problema. Por exemplo vias com trafego excessivo, na rota de aviões e helicópteros, próximos a linhas férreaspodem ser um problema. Às vezes até uma linha do Metrô pode ser um obstáculo.
10) Construtora: Um boa construtora trará menos dores de cabeça na futura manutenção do imóvel. Verifique se há reclamações pela internet junto a órgãos oficiais, e se há reclamações de atrasos de obras. Pesquise no Procon!
DICA: Para facilitara escolha do imóvel ideal para você crie um método de pontuaçãobaseado nos “Dez Mandamentos” acima. Para cada item atribua uma pontuação de zero a cinco para o imóvel em estudo. Pontue de acordo com o observado, pelo ponto de vista positivo ou negativo. Melhores características terão pontuação mais próximas de cinco e piores mais próximas de zero. Com duas ou três opções em estudo você poderá decidir-se com mais segurança. Antonio Lopez, diretor da Hilco Appraisal, lembra ainda que é preciso ter em mente antes de comprar um imóvel a seguinte frase: “Paciência e boas pesquisas aumentam a chance de realizar um bom investimento”.
Fonte:http://www.revistasim.com.br/2012/01/os-dez-mandamentos-para-a-compra-de-um-imovel/
Nenhum comentário:
Postar um comentário