Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Briga entre torcedores termina em tragédia no Egito


CAIRO - O Egito viveu nesta quarta-feira uma das maiores tragédias da história do futebol. Logo após a vitória por 3 a 1 sobre o Al-Ahly, o time mais popular do país e um dos mais fortes da África, centenas de torcedores do Al-Masry invadiram o gramado do estádio Port Said e partiram em direção aos jogadores e a torcida adversárias.

De acordo com informações das autoridades locais, o número de mortos já passou de 70. Muitas pessoas morreram pisoteadas e sufocadas, e também foram reportados casos de mortes por concussão e cortes profundos.

- Isto não é futebol. É uma guerra, e as pessoas estão morrendo na nossa frente. Não há segurança e não há ambulâncias - reclamou Mohamed Abo Treika, jogador do Al-Ahly.

- Espero que o campeonato seja cancelado. Esta é uma situação horrível, e o dia de hoje nunca pode ser esquecido - bradou ele.

De acordo com agências internacionais, outra partida, disputada no Cairo, foi suspensa após a informação do incidente em Port Said, e a paralisação acabou causando novos distúrbios, com torcedores queimando parte do estádio na capital egípcia.

A maior tragédia já registrada num campo de futebol ocorreu em Lima, durante uma partida entre Peru e Argentina pelo torneio Pré-Olímpico, em 1964. Após a anulação de um gol peruano, torcedores invadiram o gramado. Houve confronto com a polícia, seguido de pânico generalizado e muita correria. O saldo foi de mais de 300 mortos e aproximadamente 500 feridos.

O continente africano foi palco do segundo maior conflito num campo de futebol, em número de mortos: 126 pessoas perderam a vida numa briga de torcidas durante um jogo entre Hearts of Oak e Asanti Kotoko, em Gana. Um dos casos mais famosos, a tragédia de Hillsborough chocou a Inglaterra em 1989, quando 96 pessoas morreram e cerca de 200 ficaram feridas na semifinal da Copa da Inglaterra entre Nottingham Forest e Liverpool, em Sheffield. O motivo da tragédia foi a superlotação do estádio.

Fonte:http://br.noticias.yahoo.com/briga-torcedores-termina-trag%C3%A9dia-egito-203146765--spt.html

Nenhum comentário: